segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Cocktails & Mistura Fina Rubrica Com…é Filipe Sequeira, Bartender, no The Met Bar, no Metropolitan Hotel, em Park Lane, Mayfair, em Londres.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender.
É realmente gratificante para um amante do mundo do bar como eu ir ao encontro nos mais variados pontos do globo de Barmen que se destaquem dos seus pares pelo seu profissionalismo e têm obtido honrosas classificações nos mais variados tipos de concursos de cocktails.


Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica com… é Filipe Sequeira, Bartender, no The Met Bar, no Metropolitan Hotel, em Park Lane, Mayfair, em Londres, um jovem português, que se consagrou vencedor do Concurso. UKBG / Benedictine - Young Bartender of the Year 2014. Um estudioso do mundo do bar, detentor de reconhecidas competências e qualidades, bem como, elevado grau de profissionalismo.


Filipe Sequeira é sem dúvida um privilégio para Cocktails & Mistura Fina ter na sua Rubrica Com… um jovem português, que se consagrou vencedor do Concurso. UKBG / Benedictine - Young Bartender of the Year 2014. Muito obrigado por aceitares partilhar momentos da tua vida com os seguidores deste Blog.


Filipe Sequeira apresenta-te…;)

Antes de mais meus caros amigos e seguidores do Blogue Cocktails & Mistura vou então partilhar um pouco de mim a pedido do Sr. Francisco Guerreiro, que desde já gostaria de lhe agradecer por me ter contactado e felicita-lo por este maravilhoso trabalho que tem vindo a realizar e se dedicou, onde reúne os grandes bartenders portugueses em todo o mundo, facilitando o conhecimento, o contacto e até partilha de ideias.


O meu nome é Fernando Filipe Sequeira, mais conhecido por Filipe ou Sequeira, nasci na bonita cidade de Lisboa em 1987 e moro na linda zona da Caparica, estou neste momento a viver numa das cidades mais movimentadas do mundo, Londres, que faz este mês de Outubro 3 anos e meio.

Qual a formação a nível de bar?

A minha formação na área de Bartender foi feita em Londres, com muito estudo pessoal, empenho no trabalho e alguns certificados de cursos que frequentei na UKBG, na WSET e outros.


Em Portugal tirei o curso de informática fazendo até um estágio na Microsoft, mas foi em hotelaria que encontrei a minha paixão, até porque um dos meus sonhos é abrir um pequeno bar com cozinha em Lisboa.

Qual o teu actual local de trabalho?

Neste momento trabalho no The Met Bar, no Metropolitan Hotel, em Park Lane, Mayfair, mas se tudo correr bem já estou em olho para um outro local com uma diferente posição.


Desde Quando? Qual a função que desempenha actualmente?

Estou no The Met Bar faz 1 ano e 7 meses. Actualmente desempenho a função de Bartender.

Durante a tua actividade profissional em que outros locais desenvolveste o teu trabalho e qual a função que desempenhas-te?

Ahahah, quando olho para trás e me lembro do que já aconteceu e passei por esta cidade dá me vontade de rir. O começo nesta cidade foi duro e com bastante loucura, cheguei a trabalhar num café horroroso, passando por um Pub, 2 hotéis, e agora num terceiro, onde me encontro de momento, sempre para melhor e com mais desafios.


Como vês a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

É extraordinária! Sou super patriota, adoro o meu país e trago-o no coração. Sempre falei bem de Portugal e odeio aqueles que só o tratam mal.

A nossa participação trás em mim orgulho em mostrar e representar o nosso país, e mostrar que por lá existe muito profissionalismo e talento!


Qual opinião sobre a profissão de Barman/Barmaid/Bartender?

É divertido, difícil, é preciso estar actualizado, é necessário bastante conhecimento, e não reconhecido por muitos.

Quem não se diverte atrás de um bar simplesmente já chumbou nesta área. É difícil e complicado, pois é necessário pensar e fazer decisões rápidas num ambiente confuso e movimento, no qual há clientes espectaculares e outros que só existem para dar dor de cabeça. Trabalho em equipa é fundamental, é preciso existir um bom clima, uma boa comunicação e na minha opinião até a amizade é necessária.


Existe sempre novos produtos a saírem para o mercado no qual temos de estar sempre actualizados, precisamos de saber, que tipo de bebida é esta? De onde veio? Qual a história? A altura do dia mais apropriada? E a Época? Isto vai bem com o quê? E porquê?

É importante e é necessário ter uma boa cultura geral, pois existe clientes de todo o tipo e vindo de qualquer lado do mundo, por isso além do nosso grande trabalho, ainda é necessário aquela leitura do jornal ao almoço, pois nunca se sabe que conversa irá aparecer ao jantar.


Filipe Sequeira qual a tua opinião sobre a vertente da Mixologia?

Bem na minha opinião um Bartender é mixologista, e um mixologista não é um bartender.

Vou tentar explicar o que penso, eu posso apagar um fogo mas não sou nenhum bombeiro, posso fazer um grande jantar de natal mas não sou nenhum chefe de cozinha, basicamente posso fazer misturas de bebidas em casa e fazer Cocktails extraordinários, mas preciso aplica-los, mostra-los integra - los na sociedade, e é o Bartender que o faz.

O que pensas sobre o Flair Bartending?

Já trabalhei e trabalho com grandes bartenders que o fazem, até para grandes competições, é necessário bastante treino e rotina, fica sempre bem a qualquer um, e é um show e entretimento. Embora não o faça, gosto de ver que o faz.

Como foi a experiência de participar nos Concursos de Cocktails. Quais? Que classificações?

Até hoje foi no UKBG AMARO AVERNA onde fiquei em 4 lugar e no IBA UKBG YOUNG BARTENDER OF THE YEAR 2014, que com grande alegria fiquei em primeiro.


Descreve como foi a tua participação no Concurso UKBG / Benedictine - Young Bartender of the Year 2014?

A competição foi espetacular. Os 12 participantes seleccionados, todos eles representavam bares e/ou hotéis extraordinários, especialmente os de Londres, tornando a competição bastante interessante e competitiva.

O exame correu muito bem, com estudo e experiência atrás de um bar felizmente consegui responder às perguntas com pouca dificuldade.

Quando me chamaram para a frente dos júris, Sr Salim, former head bartender do Savoy Hotel, Sr Paul Curry from the Grant company e Sr Jim Slavin from UKBG, (Estando também presente Sr Chris Underwood UKBG) tive então de demonstrar um clássico IBA cocktail com Bénédictine na receita.


A minha escolha foi o clássico B&B. E em menos de 7 minutos falei da história deste extraordinário cocktail, e de o licor Bénédictine, ao qual juntei o brandy Armagnac Baron de Sigognac 10 ans d'age, a apresentação também penso que foi extraordinária.


O segundo cocktail foi uma criação minha, D.O.M. D'or Doux. Consegui impressionar os júris com a apresentação deste elegante, simples e bem balançado cocktail.

Os nervos começaram a subir quando chamaram os classificados, e quando chegaram ao 1' e disseram o meu nome foi uma sensação espetacular, não poderia estar mais contente.

Qual a receita do cocktail de autor com o qual venceste?

D.O.M. D'or Doux


Recipe:

35ml Bénédictine
20ml Tanqueray 10
4 drops bob's cardamon bitters


Method: Stir

Glass: Martini

Spray with a mix of cintrus oils (lemon, lime, grapefruit and orange) infused with Bénédictine and Tanq10, in a hand carved ice ball


Qual o teu "Cocktail" clássico preferido?

Gosto de qualquer clássico, cada um tem o seu carácter. Mas sou menos apreciador de bebidas doces e frutadas.

Vamos dizer um simples Hemingway Special ou também conhecido por Papa Doble:

Hemingway Special

Ingredients:

50ml White Rum
20ml Fresh Grapefruit juice
15ml Fresh lime juice
10ml Maraschino

Shake it, Martini glass.


Qual a tua bebida preferida?

Sem dúvida a Caipirinha, é super refrescante, e provavelmente porque me faz lembrar as antigas belas tardes que passei com grandes amigos na zona Caparica, leva-me a casa, esta bebida:) A cerveja, especialmente a mini também não fica atrás.


Qual o Barman que mais admiras ou que serve como referência?

Talvez um dos meus chefes Fabio Immovilli, é extraordinária a quantidade de conhecimento que esta pessoa tem na nossa área. E tem-me sempre ajudado acrescer como Bartender.


Cocktails & Mistura Fina sabedor da tua arte e criatividade na elaboração dos cocktails gostaria que partilhasses com os seguidores deste Blog alguns "Cocktails" da tua autoria, com a receita, método de preparação, decoração e como servir…

É com imenso gosto. Tenho vindo a estudar vivamente as bebidas com a finalidade de elaborar novos cocktails, tendo em conta as suas características, aromas, sabores e força alcoólica, bem como, outros produtos que possam valorizar os meus cocktails. Aqui ficam as minhas propostas, então 5 cocktails de minha criação (autor), um dos quais sem álcool. Espero que gostem.

Name: Mint Tulip

Recipe:

8 to 10 Mints Leafs
10ml Sugar Syrup
50ml Chase Sloe Gin

Method: Build in a flower pot, swizzle with the crushed ice.

Glass: A nice small flower pot

Garnish: 2 Tulipe Flowers


Name: Mr Pemberton Jam

Recipe:

40ml Don Julio Reposado
25ml Homemade Guiness/Coke Syrup
15ml Freshly Squeezed Lime Juice
15ml Apple Juice
1 dash Angostura Bitters
1 big bsp of Homemade Apple Jam

Method: Shake it

Glass: Collins glass/ Crushed ice

Garnish: Coke Gummy with Apple fan


Name: Hot Cross Bun

Recipe:

25ml Apple Juice
25ml Homemade Cinnamon Syrup
35ml Black Cow Vodka
3 drops Orange Bitters
1 Egg White

Method: Dry shake with egg white

Shake it with ice

Glass: rocks glass/ ice cubed

Granish: Dried Black Current


Name: Jingle Berry Cooler (non alcoholic)

Recepe:

1bsp Manuka Honey
10ml Freshly Squeezed Lime Juice
10 Mints Leafs
25ml Homemade Black Current and Hibiscus Syrup
70ml Cranberry Juice
Dash of Soda

Method: Shake it (without soda)

Glass: white wine glass / cubed ice

Garnish: large mint spring with hibiscus flower in syrup

Por fim, aqui fica mais um cocktail que tive de fazer hoje para a Suntory Company. Este é bastante interessante, e ficou giro, por isso pensei em partilhar


Name: Mr Kaikomagatake

Recepe:

50ml Hakushu 12y
15ml Freshly Squeezed Lime Juice
15ml Homemade Peppermint Syrup
1 tick Slice of Cucumber
1 Slice of Green Apple

Method: Shake it

Wooden stick soack in Hakushu reserva (12h) burn the stick and keep the smoke inside the brandy glass before served.

Glass: Big Brandy glass


Garnish: Wooden stick open in the middle with mint leafs inside serve in a bamboo plate with the glass.


Filipe Sequeira Cocktails & Mistura Fina deseja-te o maior sucesso pessoal e profissional!

Sem comentários: