sexta-feira, 21 de novembro de 2014

RUI JOAQUIM VENCE O XIV FESTIVAL DE COCKTAILS ANDALUZIA / ALGARVE, BARMEN ALGARVIOS BRILHAM EM ESPANHA.

O Festival de Cocktails Algarve / Andaluzia é uma iniciativa da Associação Barmen do Algarve e sua congénere da Andaluzia, a qual realizou-se pela 14ª vez, desta feita em terras de Espanha. A mesma tem por objetivo o estreitamente das relações associativas, troca de conhecimentos, a valorização pessoal, cultural e profissional dos Barmen de ambas as regiões, assim como a promoção dos produtos e marcas das firmas patrocinadoras, bem como das excelentes capacidades turísticas do Algarve e da Andaluzia.


Os Barmen Algarvios brilharam mais uma vez, demonstrando grande profissionalismo e excelentes capacidades técnicas na preparação e decoração dos seus “cocktails” tendo amealhado os primeiros lugares do festival.




O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender.


Assim mais uma vez tenho o prazer de contar com a colaboração de Rui Joaquim o brilhante vencedor do XIV FESTIVAL DE COCKTAILS ANDALUZIA / ALGARVE, realizado em Espanha. Gostaria de agradecer a disponibilidade em partilhares momentos da tua vida profissional com os amantes do Bartending e seguidores do Cocktails & Mistura Fina e desejar as maiores felicidades pessoais e profissionais.


Rui Joaquim conta – nos como decorreu a participação no concurso?

Francisco, desde já quero agradecer mais uma vez pela oportunidade de me destacar no Cocktails & Mistura Fina, que decerto é uma referência para todos os Barmen portugueses e não só, como para todos aqueles que se interessam por esta área.

A participação não podia ter corrido melhor, pois na altura do apuramento para este concurso, realizado na Sede Social da Associação Barmen do Algarve, em Albufeira, tinha conseguido um 2º lugar e nunca acreditei que com umas pequenas alterações acabaria por trazer os 3 prémios para os quais todos os concorrentes competiam, sendo eles 1º lugar no concurso, melhor técnica e também melhor concorrente em representação da Associação Barmen do Algarve.


Além disto todos estamos de parabéns, pois conseguimos também arrecadar o 2º (Rui Gonçalves) e 3º lugar (Tiago Laginha) da competição e também o 1º classificado por equipa.


Como criaste a receita do cocktail vencedor?

O cocktail vencedor que usei na competição foi uma pequena derivação do cocktail que tinha usado para competir no Ultimate Monin Cup, sendo o mesmo feito no shaker e servido num copo long-drink. Tinha como ingredientes Gin Bulldog, Licor Saint-Germain, Licor Talurdinha Limão e canela, Xarope de Lichías, Sumo de lima e sumo de líchias. Como decoração usei um pau de canela, zeste de laranja, alecrim e rabanete.

DoraLychee By Rui Joaquim

Ingredientes:

4 cl Gin Bulldog,
2 cl Licor Saint-Germain
1 cl licor de Limão e Canela Talurdinha
1,5cl Xarope de Líchias
1,5cl Sumo de Lima.

Método de preparação: Shaker

Serve-se no copo Long Drink

Preencher com sumo de líchias

Decorar com pau de canela, zeste de laranja, alecrim e rabanete.


Em que te baseaste para a elaboração do teu cocktail?

Sempre tive uma tendência para criar cocktails mais para o doce e na altura tinha adquirido à bastante pouco tempo o licor Saint-Germain do qual não tinha nenhum conhecimento. Tinha provado um sumo de líchias que adorei e sempre pensei que misturá-los iria gerar uma bebida não só refrescante mas bastante saborosa. Assim na altura de pensar no cocktail e a pedido da minha namorada (que queria um cocktail de líchias) fui testando algumas receitas usando a bebida da moda em Portugal (gin) e como tudo ao fim de algumas tentativas falhadas acabei por chegar a este cocktail.


Rui Joaquim qual a história por detrás do nome do teu cocktail?

O nome que acabei por dar ao Cocktail foi DoraLychee numa forma de homenagem á minha namorada, pois foi através dela que cheguei a esta receita pois na altura ela tinha-me pedido que lhe fizesse um cocktail que tivesse na sua elaboração líchias. Assim acabei por juntar o nome dela e o fruto que entrava na sua composição.


Como foi a experiência em participares no Festival de cocktails Andaluzia / Algarve?

Esta foi a primeira vez que participei num Festival fora do nosso país e não podia ter desejado melhor experiência, apesar de não ser um festival conceituado a nível de divulgação e notoriedade a experiência foi bastante enriquecedora não só pelos objectivos alcançados mas também pela partilha de conhecimento que foi possível obter com os colegas espanhóis e todos os que nos acompanharam nestes 3 dias.


REPRESENTANTES DO ALGARVE NO XIV FESTIVAL DE COCKTAILS ANDALUZIA / ALGARVE FORAM:


Rui Filipe Joaquim – 1º Classificado + melhor técnica + melhor classificado do Algarve.

Rui Gonçalves – 2 º Classificado

Tiago Laginha – 3 º Classificado


Filipe Sustelo

Gonçalo Sebas

João Conceição

Sandro Stox York

Bianca Costa
      
    

Parabéns a todos os participantes!!!

Sem comentários: