quarta-feira, 25 de março de 2015

Escola Profissional e Artística da Marinha Grande – EPAMG, honrosas classificações na II Edição Festival Jovem Barman do Oeste

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Caldas da Rainha/Óbidos, levou a efeito a II Edição Festival Jovem Barman do Oeste + Festival de Cocktails Veteranos, nos dias 20 e 21 de Fevereiro de 2015.


O programa do primeiro dia foi dedicado à formação na área de bar, com workshops, debate e um festival para alunos e formadores, o qual cativou a atenção dos participantes no evento. O segundo dia foi preenchido com a realização do II Festival para Jovens Barmen e Veteranos “dinossauros”.


Os obreiros da iniciativa foram os incansáveis Formadores de Restaurante Bar, Jorge Guilherme e Eduardo Vicente, com o incontestável e precioso apoio da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Caldas da Rainha/Óbidos, superiormente dirigida por Daniel Pinto.


O Cocktails & Mistura Fina não podia deixar passar em claro esta iniciativa, pois a mesma visa a partilha de conhecimentos, debate de ideias, o que permite por parte dos mais jovens solidificar as aprendizagens e receber dos mais “maduros” os saberes, a arte e mestria do “Bartending”. Desta forma mais profissionalismo e qualidade de serviços.


II Festival de Cocktails para Jovens Barmen, estiveram em destaque dois alunos do Curso Técnico de Restauração - variante Restaurante/Bar, da Escola Profissional e Artística da Marinha Grande – EPAMG, Tânia da Silva Caetano e Luís Sousa.


Pleno de satisfação pelos excelentes resultados alcançados pelos jovens alunos do Curso Técnico de Restauração - variante Restaurante/Bar, da Escola Profissional e Artística da Marinha Grande – EPAMG, ficou o meu amigo e Formador de Restaurante / Bar, Márcio Madeira.


A 1ª Classificada do II Festival de Cocktails para Jovens Barmen, foi a aluna Tânia da Silva Caetano, que frequenta o 2.º ano do Curso Técnico de Restauração - variante Restaurante/Bar.

Breve entrevista:


Tânia da Silva Caetano muitos parabéns pela excelente participação e honrosa classificação, 1ª Classificada no II Festival de Cocktails para Jovens Barmen.

O Cocktails & Mistura Fina desejava saber em que te baseaste para a criação do teu cocktail?

Obrigada, claro que sim, gosto muito de Gin e do Licor de Blue Curaçao. Decidi utilizar o Gin Big Boss Pink por ser mais feminino. No que diz respeito à decoração a minha escolha recaiu nas flores do meu jardim conjugando as mesmas com as frutas do oeste.

Tânia da Silva Caetano qual o nome que atribuíste ao teu cocktail, que ingredientes utilizaste e qual o método de preparação?


O nome do meu “cocktail” é Tropical Blonde.

Tropical Blonde

Ingredientes:

4 cl Gin Big Boss Pink,
 2 cl Bols Blue,
1 cl Xarope Ananás Monin,


Preencher com Fever Tree Premium Indian Tonic;

Método de preparação: Preparado no Shaker;

Serve-se na Taça Tulipa;

Decora-se com espiral de flores e zeste de laranja sobre uma bola de maçã de Alcobaça e uma Orquídea a rematar.


Tânia da Silva Caetano como descreves a tua participação no II Festival de Cocktails para Jovens Barmen?

Relativamente à participação no II Festival de Cocktails, pela 1ª vez, é algo inexplicável principalmente quando o nosso trabalho é reconhecido depois dos nossos conhecimentos retidos nas aulas. A experiência de partilha entre todos os participantes foi bastante enriquecedora, que posso resumir na seguinte frase " primeiro estranha-se mas depois entranhasse ".


Consideras assim a hipótese de participar em futuros concursos?

Sim, deixou-me muita vontade de repetir a experiência o mais breve possível.


O 2º Classificado do II Festival de Cocktails para Jovens Barmen, foi o aluno Luís Sousa, que frequenta o 1.º ano do Curso Técnico de Restauração - variante Restaurante/Bar.

Luís Sousa muitos parabéns pela excelente participação e honrosa classificação, 2º Classificado no II Festival de Cocktails para Jovens Barmen.


O Cocktails & Mistura Fina desejava saber em que te baseaste para a criação do teu cocktail?

Muito obrigado pela oportunidade. Acerca da criação do meu “cocktail” inicialmente tive por base o Moscow Mule, a partir daí utilizei os produtos ao dispor dos participantes facultados pela organização.

Luís Sousa qual o nome que atribuíste ao teu cocktail, que ingredientes utilizaste e qual o método de preparação?


O nome do meu “cocktail” é Red Spicy.

Red Spicy;

Ingredientes:

3 cl Rum Plantation 3 stars,
2 cl Triple sec,
1 cl Xarope morango,
1cl sumo limão,


Preencher com Ginger Beer Fever Tree;

Método de preparação: Preparado no shaker.

Serve-se no Tumbler grande;

Decora-se com flor de maça com morango,


Luís Sousa como descreves a tua participação no II Festival de Cocktails para Jovens Barmen?

Relativamente à experiência de participar pela 1.º vez num festival de cocktails é muito positiva, muito bem organizado, com um espírito de entreajuda entre as várias escolas e os diversos participantes.


Consideras assim a hipótese de participar em futuros concursos?

Sim. Estes eventos permitem-nos crescer em termos da nossa formação em Bartender reforçando os conteúdos aprendidos em sala de aula. Certamente será uma experiência a repetir.


Breve opinião de Paulo Amado das Edições do Gosto, um grande impulsionador do bar, dos profissionais de bar, em Portugal e responsável pela organização do Barman do Ano.


“Festival Jovem Barman do Oeste + Festival de Cocktails Veteranos. Gente a acreditar e a fazer acontecer fora dos grandes centros (quantos são afinal?). Mais de 50 pessoas envolvidas num seminário, um concurso de jovens e um concurso de veteranos. Uma ideia de possibilidade e conciliação entre a mestria e a tenra idade. Parabéns Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Caldas da Rainha/Óbidos, Jorge Guilherme, Daniel Pinto e Eduardo Vicente. A todos os que fortalecem o movimento.”


Brevemente mais noticias desta feita sobre o Festival de Cocktails Veteranos!

Parabéns pela iniciativa! Votos de sucesso pessoal e profissional!!!

Sem comentários: