quinta-feira, 12 de março de 2015

O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica com… é Joao Couto, Coordenador de Restaurante e Bar, na Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender.


Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


Tenho vindo a observar o que vai acontecendo no mundo da Mixologia e outras vertentes do mundo do bar em Portugal e além-fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, à descoberta de profissionais de Bar que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica com… é João Couto, Coordenador de Restaurante e Bar, na Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores. 

Acompanho o percurso profissional de João Couto, já há algum tempo, sempre revelou uma enorme vontade em desenvolver os seus conhecimentos pessoais, culturais e profissionais. Um amante do mundo do bar, atento às novas tendências, continuamente disponível para implementar os seus conhecimentos nas mais diversas vertentes, participando em diversos workshops, palestras, com objectivo de adquirir mais conhecimentos e competências em Portugal ou além-fronteiras.


João Couto é sem dúvida um privilégio para Cocktails & Mistura Fina ter-te na Rubrica Com… ao longo do teu percurso profissional tens vindo a contribuir para uma verdadeiramente evolução do bar em Portugal, dignificado a profissão, procurando sempre partilhar os teus conhecimentos com teus pares.

Muito obrigado por aceitares partilhar momentos da tua vida pessoal e profissional com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

João Couto quando começou o gosto pela profissão de Bartender?

Desde jovem que ajudava no restaurante do meu tio e já aí gostava do trabalho por detrás do balcão mas o verdadeiro gosto formou-se em Londres ao trabalhar no bar de um hotel.


Qual a tua formação a nível de bar?

A minha formação na área de bar iniciou com o Curso de Restaurante Bar da Escola de Hotelaria e Turismo de Santa Maria da Feira e com a finalidade de implementar a minha formação e conhecimentos frequentei o curso de Técnico de Gestão Hoteleira da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

João Couto qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é no Restaurante Anfiteatro unidade de Aplicação da Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores. 


Durante a tua actividade profissional em que outros locais desenvolveste o teu trabalho e qual a função que desempenhas-te?


Gostaria de salientar a minha passagem como F&B Assistant, no Hotel The Halkin London, onde desempenhei várias funções em todas as secções de F&B, no entanto passando mais tempo na secção e bar, anteriormente tive vários estágios na Vilalara Thalassa Resort, no Algarve, no The Cliff Bay, no Funchal e Vila Baleira, em Porto Santo, Madeira.



Qual a função que desempenhas actualmente? Desde Quando?

Actualmente desempenho a função de Coordenador de Restaurante e Bar, desde do ano de 2009.


Como vês a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Cada vez mais se tem visto portugueses a trabalhar nos bares de referência pelo mundo inteiro e eles próprios a tornarem-se referências.

O mercado exige novidades e com a cozinha na moda há uma necessidade das outras áreas das comidas e bebidas evoluírem e penso que o bar está a dar grandes passos neste momento.


Qual opinião sobre a profissão de Barman/Barmaid/Bartender?

É uma profissão bastante desgastante e exigente, mas muito desafiante. É preciso muita dedicação e trabalho e estar sempre a par das novas tendências mas no final tudo se paga com a satisfação dos nossos clientes.


Diz algo sobre a vertente da Mixologia.

A mixologia é uma arte e cada vez mais se torna num desafio e as pessoas cada vez mais ficam interessadas por isso.

Adoro criar e misturar novos sabores e ver o feedback da pessoa que prova essas criações.


Como foi a experiência de participar nos Concursos de Cocktails. Quais?

Como profissional nunca participei em concursos de bar de referência, com excepção da Coupe Georges Baptiste 2012 em Tokio, uma competição para chefes de sala com várias provas onde na prova de bar obtive o melhor resultado e claro agora estou nos apurados para o Barman do Ano.


Qual o "Cocktail" clássico preferido?

O meu clássico preferido é o Dark And Stormy, muito simples:

Num copo alto e largo colocar gelo,
Ginger Beer,
Gomo de lima
e por cima colocar Rum das Bermudas Goslings Black Seal.


Receita Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

A composição que gosto mais de preparar é o Old Fashioned, demora a preparar mas vale a pena esperar pelo resultado.


João Couto o Blogue Cocktails & Mistura Fina é conhecedor da tua arte e criatividade na elaboração dos cocktails gostava que partilhasses 3 receitas de "Cocktails" da tua autoria com os nossos seguidores e amantes dos Cocktails. Receita, Método de preparação, Decoração e como servir…


Francisco muito obrigado pela oportunidade é com todo o gosto. Aqui ficam as minhas 3 propostas para os seguidores do Cocktails & Mistura Fina, espero que gostem:

A minha primeira proposta é o Spicy Valentine. Este cocktail começou como um teste para a carta de bar onde todas as semanas tínhamos um cocktail diferente, este em particular era sempre pedido mesmo sem estar disponível nessa semana, entrou para a nossa carta de bar e tem sido um best seller.

Spicy Valentine By Joao Couto


Ingredientes:

6cl Rum Havana Club Añejo Especial
2cl Sumo de lima
2cl Xarope de açúcar
6cl Polpa de morango
5 Grãos de pimenta da Jamaica
5 Folhas de hortelã
Dash de vinagre balsâmico

Método de preparação:

Esmagar a pimenta, colocar as bebidas no shaker e agitar bem.
Coar para a taça a cocktail.
Decorar com pimenta esmagada.


Os dois cocktails seguintes foram criados para o nosso evento 10 fest 2014 onde durante dez dias temos no nosso restaurante dez chefs a preparar jantares gastronómicos.

Este ano tive destaque como o Barman de serviço e criei uma carta de bar inspirada em produtos açorianos. Estes cocktails destacaram-se em relação aos outros nas vendas e também na sua apresentação. 


Mojito Araçá Style  By Joao Couto


Ingredientes:

6 Gomos de lima
5 Folhas de manjericão
1,5cl Xarope de açúcar
6 cl de Polpa de araçá
6 cl de Rum Havana Club Anejo Especial
Pimenta preta

Método de preparação:

No copo esmagar a lima, manjericão e xarope.

No shaker agitar vigorosamente o rum, araçá e pimento, coar para o copo com gelo moído.

Decorar com manjericão e lima.


Pineapple Mug By Joao Couto


Ingredientes:

3 Cubos de gengibre
Pimenta rosa
1cl Xarope de gengibre
6cl Polpa de ananás
3cl Sumo de lima
5cl Cachaça Janeiro
2cl de Amareto Disarono
Triângulo de ananás

Método de preparação:

Colocar as bebidas no shaker e agitar bem.

Verter para a lata.

Decorar com ananás e pimento rosa.


Qual a bebida preferida?

Tenho algumas, mas neste momento é o rum.


Qual o Barman que mais admiras? Ou que serve como referência?

Não tenho ninguém em concreto mas vou seguindo o percurso de vários através de redes sociais e blogues, mas destacam-se sempre nomes como Alex Kratena, David Palethorpe e o meu grande amigo Luís Domingos.



 Diz algo acerca o teu percurso como Formador na área de bar? Qual a opinião acerca da formação profissional ministrada actualmente?

O meu percurso como formador de bar tem sido muito desafiante, vim para os Açores trabalhar para uma escola que tem uma unidade de aplicação aberta ao público a funcionar todos os dias, vinha habituado ao sistema de Londres e de início foi um choque, não haviam variedades de bebidas nem produtos diferentes.


Todos os anos eu e a minha equipa tentamos crescer, para que os nossos formandos levem a melhor e mais actualizada informação possível, pesquisamos e estudamos muito para que isso aconteça e tentamos que eles experimentem os melhores produtos.


Como formador todos os anos participamos em várias actividades e temos obtido bons resultados tanto a nível nacional em concursos inter escolas de hotelaria e também o Barman Schweppes e a nível internacional nos concursos europeus de escolas de hotelaria onde na prova de bar já obtivemos 2 medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze.



Os prémios que temos conquistado com alunos nas várias competições que participamos também ajudam nessa parte e vão mantendo os outros motivados e com vontade de seguir os passos dos colegas.


Cocktails & Mistura Fina deseja a João Couto o maior sucesso pessoal e profissional!!!


Sem comentários: