quarta-feira, 24 de junho de 2015

O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica Com… é Fernando Santos, Barman 1ª no Hotel Mundial, no Martim Moniz, Lisboa.

Olá amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, já algum tempo que não publicava a “Cocktails & Mistura Fina na rubrica Com”…


Abracei um novo projecto no F&B do Hotel Yellow Meia Praia, em Lagos e como sempre … os deveres profissionais em primeiro lugar …


No entanto o Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender.


Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


De forma continuada tenho vindo observar o que vai acontecendo no mundo da Mixologia e outras vertentes do mundo do bar em Portugal e além-fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, à descoberta de profissionais de Bar que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica Com… é Fernando Santos, Barman 1ª no Hotel Mundial, no Martim Moniz, Lisboa.

Acompanho o percurso profissional de Fernando Santos já há algum tempo, o mesmo patenteia uma enorme vontade em desenvolver os seus conhecimentos pessoais, culturais e profissionais. Um amante do mundo do bar, atento às novas tendências, continuamente disponível para implementar os seus conhecimentos nas mais diversas vertentes, participando em diversos workshops, palestras, concursos, com objectivo de adquirir mais conhecimentos e competências.


Fernando Santos gostaria de agradecer a disponibilidade em partilhar momentos da sua vida profissional com os amantes do Bartending e seguidores do Cocktails & Mistura Fina e desejar as maiores felicidades pessoais e profissionais.


Fernando Santos qual o teu local de trabalho?

Trabalho como Barman 1ª no Hotel Mundial, no Martim Moniz, Lisboa.

Qual a função que desempenhas?

Como Barman 1ª também desempenho funções de responsabilidade de serviço quer no S. Jorge Bar, quer no Rooftop Bar, projecto que tem cerca de 4 anos onde fazemos Sunsets com Dj live, diversos eventos como aniversários, welcome drinks para grupos particulares e empresas.


Desde Quando?

Trabalho desde o dia 27 de Setembro de 2004 no hotel, inicialmente como Emp. Mesa 1ª durante 2 anos embora a grande paixão seja o Bar onde vim a integrar a equipa em 2006.

Fernando Santos qual a tua formação a nível do Bar?

Tirei o curso de Hotelaria na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, nas antigas instalações nas Olaias, durante 3 anos, tendo a equivalência ao 12ºano na especialidade de Mesa e Bar.

Entretanto durante o meu percurso na área passei pelo Hotel Lutécia, em Lisboa onde vim a tirar alguns cursos de formação durante um processo de remodelação geral do hotel a nível de instalações, tais como: Alemão 1º nível, Organização e Gestão de Empreendimentos Hoteleiros, Inglês nível 1, 2 e 3.

Recentemente por achar que seria uma mais-valia a nível pessoal e profissional frequentei o Balance Course na Black Pepper & Basil.



Como está a ser a evolução na vertente da Mixologia em Portugal?

A nível da evolução da Mixologia em Portugal, penso que cada dia que passa existe uma enorme evolução uma vez que se procura aproveitar o melhor que nós temos cá, desde os frutos, as plantas, as raízes, a maneira como encontramos as melhores maneiras de fazer cada licor, cada "bitter", cada xarope ou puré, compotas, e neste momento o exemplo do Gin, onde se procura as melhores botânicas que até há uma década não se explorava na nossa vertente.

Qual a importância na tua opinião acerca do “gelo” a utilizar na preparar das bebidas simples ou compostas?

Em relação ao "gelo", é muito importante ter gelo límpido, com um calibre alto tendo em conta que com o nível de bebidas que hoje se prepara se não o tivermos em "perfeito" estado acabamos por não conseguir "aproveitar" o que ali temos á nossa frente, não o conseguimos "cheirar", sentir os sabores pois ficará "aguado"!


Fernando Santos sei que és um amante da elaborar dos teus produtos de autor podes partilhar alguma criação (receita / método de preparação) tua como por exemplo: Bittter, xarope ou outro ingrediente?

Claro que sim, com um enorme prazer. Como receita de Xarope, fiz recentemente um xarope simples de baunilha, onde com 2 vagens deixei em água a ferver dentro de um frasco de vidro durante 3 dias para lhe libertar todas as suas propriedades no final fervi a "água de baunilha" na proporção de 1 medida de água para 2 medidas de açúcar amarelo e dentro de um Blender deixar durante 3/4 minutos a misturar, deixando no final a repousar. Algumas horas depois filtrar para uma garrafa ou frasco em vidro e já está!

Também posso partilhar um Bitter que criei. Como Bitter, fiz um Coffee Bourbon Bitter, utilizando um frasco de vidro com vodka neutra, café em grão, deixando a macerar durante 2/3 dias, embora diariamente agite o frasco e passado este tempo adicionei um pouco de vermute doce, e aguardente reserva e mais café em grão. 5 Dias depois filtrei o líquido e obtive o resultado, embora um bitter deva sempre macerar entre 2 a 3 semanas até se obter o resultado. Acabou por resultar!


Como tem sido a experiência em participar nos Concursos de Cocktails? Quais? Classificações?

Este ano voltei a entrar nas competições de Bar, onde neste momento estou nos 15 semi finalistas da 2ª Edição do concurso Barman do Ano.


Sagrei-me vice-campeão nacional recentemente no concurso Jameson Bartenders Ball 2015, que para mim foi honroso o 2º Lugar conquistado num total de 34 finalistas.


Espero ainda poder concorrer em mais um concurso este ano, que até agora está em segredo.


Fernando Santos o Blogue Cocktails & Mistura Fina sabe que a tua criatividade não tem limites, assim gostava que partilhasses 4 receita de "Cocktails" da tua autoria com os nossos seguidores e amantes dos Cocktails.

Breve historia / como criaste o teu cocktail?

Quais as tuas propostas?

Dos cocktails criados por mim, mas o que me deu maior vontade de o aperfeiçoar e de fazer foi este, o Grandmothers Day, foi o cocktail que levei ao Concurso Jameson, onde me inspirei na minha grande paixão, a minha avó, que já não está comigo. No final quando acabei de fazer a receita reparo que tudo o que ali estava eram bebidas e até o "garnish" dos Brigadeiros de Queijo Cremoso com Pimenta Rosa que a minha avó gostava. Aqui fica então a receita da minha primeira proposta:


Grandmothers Day by Fernando Santos

Ingredientes:

4cl. Jameson Irish Whiskey
2cl.Ginja Espinheira
1,5cl.Xarope de Canela
1,5 cl. Sumo de Limão

Obs: Espuma de Café com xarope de Baunilha - 2 cafés expresso, 8cl./10cl de xarope de baunilha, 3 claras de ovo e 4cl./6cl de sumo limão.

Método de preparação: Batido a Shaker

Servido em Martini Glass.

Decoração: Café Moído polvilhado no topo.


A minha segunda proposta é o BibAmore.

BibAmore: (Long Drink) By Fernando Santos


Ingredientes:

2cl. Aguardente CRF Extra
1,5cl. Frangélico
4cl. Puré Pera
1cl. Sumo de Limão
1cl. Xarope de Baunilha
3cl. Clara de Ovo  

Preencher com Tónica Schweppes Bitter Laranja

Método de preparação: Shaker

Servido num Long Drink

Decoração: Canudos de Chocolate Branco/Preto e Raspas de Caramelo.


Para finalizar espero que gostem a minha terceira proposta é o Beach Lover Fashion.

Beach Lover Fashion: (Short Drink) By Fernando Santos.


Ingredientes:

4cl. Johnnie Walker Red Label
2cl. Mozart Black Chocolate Liquer
2cl. Triplice Seco
3 drops  de Coffee Bourbon Bitter
1 Bar Spoon Xarope de Baunilha

Método de preparação: Mixing Glass.

Zest de Laranja

Ice Ball com estrela de Aniz no interior.


Como vês a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Cada vez mais vejo que os Bartenders portugueses têm sucesso pelo estrangeiro uma vez que os conhecimentos adquiridos vão mais além do "simples" existente!


Como avalias o momento dos profissionais de bar em Portugal?

Cada um procura evoluir a sua "maestria" na preparação e criação das suas bebidas e começamos a ser vistos lá fora, não como meros executantes mas como criadores, e isso enaltece a nossa profissão.

Qual a tua bebida preferida?

A minha bebida preferida é a Cuba Libre de preferência com um gomo de lima no interior.


Qual o cocktail que mais gosta de preparar?

Não tenho nenhuma bebida específica que mais goste de preparar, pois para mim o mais importante e desafiante é poder ter o cliente que chega ao meu espaço e não tem bem a ideia do que quer e que acaba por tomar algo que sugiro e que depois de alguns "despistes" acabo por enquadrar os seus gostos naquilo que vou preparar.



Francisco Guerreiro gostaria de agradecer mais uma vez o seu convite, agradecer ao Hotel Mundial pelo apoio que me tem dado e á minha esposa que tem sido o meu grande apoio.

Sem comentários: