quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica Com… é Guilherme Lacerda, Bartender, no Guarita Terrace, Praia verde, Portugal.

Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender.


Espero continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


Tenho vindo a observar o que vai acontecendo no mundo da Mixologia e outras vertentes do mundo do bar em Portugal e além-fronteiras, enriquecendo os meus conhecimentos, à descoberta de profissionais de Bar que de uma forma ou outra têm despertado a minha atenção, pela sua criatividade, notas grande profissionalismo, vontade de partilhar os seus conhecimentos, saberes acerca do vasto mundo das bebidas simples e compostas “Os Cocktails”.


O eleito do Cocktails & Mistura Fina na rubrica Com… é Guilherme Lacerda, Bartender, no Guarita Terrace, Praia verde, Portugal.


Guilherme Lacerda tem como cidade natal o Rio de Janeiro. Iniciou a sua actividade na área de hotelaria, Bar, no Funny Show Bar e Move bar uma empresa de bares itinerantes em Brasília para trabalhar como bartender nos fins de semana, onde recebeu a primeira formação e tomou o gosto pela arte da coquetelaria.


Guilherme é um estudioso do mundo do bar, sempre atento às novas tendências, disponível para desenvolver os seus conhecimentos nas mais diversas vertentes, participando em diversos workshops, palestras, com objectivo de adquirir mais conhecimentos e competências, assim como, a sua valorização pessoal e profissional, bem como, desenvolver o seu trabalho focado na qualidade de serviços e satisfação do cliente.


Guilherme Lacerda é sem dúvida um privilégio para Cocktails & Mistura Fina poder contar com a tua colaboração na sua Rubrica Com… Muito obrigado por aceitares partilhar momentos da tua vida com os seguidores deste Blogue.

Guilherme Lacerda, qual o teu local de trabalho?

O meu local de trabalho é no Guarita Terrace, Praia verde, Portugal.


Qual a função que desempenhas?

A função função que desempenho e com muito gosto é Bartender.


Durante a tua actividade profissional em que outros locais desenvolveste o teu trabalho e qual a função que desempenhas-te?

Os locais que talvez tenham sido mais marcantes e determinantes para a minha carreira foram:
Funny Show Bar e Move bar- Bartender;


Abril Copas, Hotel Melià Lebreros, Sevilla - Bartender;
Grupo de discotecas Abril, Lousiana, Sevilla- Bartender:


Bar Vogart Sevilla - Bartender.

Guilherme Lacerda, como começou o gosto pela profissão?

Começou ao acaso, quando decidi estudar na Espanha comecei a juntar dinheiro para a jornada, assim sendo, busquei actividades para complementar meu trabalho. Apareceu então uma oportunidade em uma empresa de bares itinerantes em Brasília para trabalhar como bartender nos fins de semana. A empresa dava formação e treinamento e o dinheiro era bom. Ali foi o despertar do meu interesse  pelo mundo da coquetelaria.


Já na Espanha, para patrocinar os estudos na universidade e também para pagar as contas comecei a trabalhar em bares. O interesse virou curiosidade e com ela veio a vontade de estudar a história de cada cocktail e da coquetelaria em geral. A partir daí virou paixão e da paixão veio a profissionalização.


Qual a tua formação a nível de bar?

Minha formação profissional foi na Espanha, pela Drinksmotion Sevilla. Também fiz diversos cursos relacionados a área, entre eles o curso Balance ministrado pela Black Pepper and Basil no Cinco Lounge aqui em Portugal. Desde então minha pós graduação se dá, diariamente, atrás do balcão ( e muitas vezes a frente dele, sentado).



Guilherme Lacerda, como vês a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

Noto uma evolução constante e uma presença cada vez maior no mercado internacional. Acho a interação com outros países, culturas e mercados, essencial para o desenvolvimento tanto pessoal como profissional e tenho visto muitos bartenders portugueses apostando nessa ideia e obtendo sucesso aqui e pelo mundo afora.


Qual opinião sobre a profissão de Barman/Barmaid/Bartender?

É uma profissão bonita, apaixonante, gratificante. É realmente emocionante  quando consegues mudar o estado de ânimo de uma pessoa que as vezes chega ao bar cansada, triste e fazê-la esquecer os problemas pelo menos por alguns minutos. Mas também é uma profissão dura, sacrificada, de abdicações.


Qual opinião sobre a vertente da Mixologia?

É a razão pela qual me apaixonei pela profissão! Adoro estudar, descobrir novas técnicas, tentar, provar, realizar. Gosto de ficar de frente ao fogão e sentir o aroma da criação.
Da espera pelo resultado de um envelhecimento, de uma infusão. E ,óbvio, da maravilhosa sensação de conseguir o equilíbrio entre todos os ingredientes pensados ,escolhidos, criados  e utilizados.


Enfim, é um ofício extremamente prazeroso e que precisa de muita dedicação e estudo para consequente evolução.


Guilherme Lacerda, como está a ser a evolução na vertente da Mixologia no Brasil?

Tive a oportunidade de ir ao Brasil neste ano e fiquei extremamente feliz com o que vivi ali. Experiências maravilhosas com pessoas incríveis e muito talentosas.


Gostei muito de ver que os profissionais estão cada vez mais explorando e apostando nos insumos nacionais, utilizando-se cada vez mais do homemade que além de dar um toque pessoal aos coquetéis é também uma excelente alternativa para a quantidade exorbitante de impostos que encarecem os produtos importados.


Há realmente grandes profissionais a trabalhar ali e que estão fazendo um excelente trabalho. Vou citar os que pude acompanhar o trabalho de perto, seja dividindo o balcão ou apenas como espectador. São eles : Márcio Silva, Marcelo Serrano, Laércio Zulú, Jean Ponce, Jessica Sanchez, Kennedy Nascimento, Spencer Amereno Junior, Rafael Pizanti, Fábio la Pietra, Rodolfo Bob, Alex Mesquita, Daniel Milão, Victor Quaranta, dentre outros (com certeza vou ser traído pela minha memória e me faltará algum nome).



Todos esse citados se caracterizam também por serem grandes formadores. E que melhor forma de fazer com que seu legado se perpetue? Por isso a coquetelaria no Brasil tem não só um grande presente como também um futuro muito promissor.


Diz algo sobre a vertente do Flair Bartending??

Acho que tem uma grande importância e relevância na história da coquetelaria. Acho que a junção das vertentes é que fazem que nossa profissão evolua.


Como foi a experiência de participar nos Concursos de Cocktails. Quais? Classificações?

Nunca participei de nenhum concurso. Por opção mesmo.
Sempre achei que o dia a dia atrás do balcão é o maior concurso do qual podemos participar. Com diferentes jurados, na maioria das vezes sem ligação com marcas, com diversas provas e provações diárias, com mistura de emoções que vão da alegria a frustração. Mas hoje em dia vejo de outra forma, talvez devido ao amadurecimento ou as diversas experiências vividas por mim nos concursos que a Flavi Andrade participou, percebi que há muitas outras recompensas que transcendem o prémio. Há outras motivações que me fizeram mudar de ideia. Inclusive a de desafiar a mim mesmo.
 Este ano me apresentarei a alguns. Chegou a hora!


Qual o teu "Cocktail" clássico preferido?

Sou um apaixonado pelos clássicos, acho que para cada momento tenho um preferido mas se tenho que escolher um só vou ficar com o Negroni!
Gosto do meu com partes iguais, com  um London dry Gin e sem splash de soda.

Negroni

Receita:

30 ml Gin
30 ml Campari
30 ml Vermouth Rosso

Garnish: Rodela de Laranja


Qual a composição de bar que mais gosta de preparar?

Para ser bem sincero gosto de preparar todas. Com um pouco menos de predilecção por alguns Frozen...rs


O Blogue Cocktails & Mistura Fina sabe que a tua criatividade não tem limites, assim gostava que partilhasses 4 receita de "Cocktails" da tua autoria com os nossos seguidores e amantes dos Cocktails.
Breve historia / como criaste o teu cocktail? Nome do cocktail Receita, Método de preparação, Decoração e como servir.

Será um prazer!

O primeiro coquetel que vou apresentar foi criado com motivo do aniversário de 450 do Rio de Janeiro de onde sou natural.Tentei criar um drink irreverente como todo carioca e misturar e retratar algumas de nossas bebidas preferidas o mate e o chopp. O Mate gelado é muito consumido nas praias do Rio e já virou marca da cidade. A escolha do copo e o uso do ar de cerveja foi para lembrar o nosso chopp! A bebida base só poderia ser a nossa cachaça!

Boemia Carioca by Guilherme Lacerda

Ingredientes:

50ml Cachaça Yaguara
20ml xarope de rapadura (homemade)
10ml sumo de lima
80ml infusão de erva mate com limão (homemade)

Topped espuma de cerveja artesanal com limão galego

Método de preparação:

Adicionar a cachaça, o xarope, a Lima e a infusão de mate na coqueteleira, gelo e bater.
Verter em um copo alto com gelo e finalizar com a espuma.


(Boemia Carioca - Foto Pedro Mena)

O segundo coquetel foi criado para o Guest Bartending com o  grande mixologista brasileiro Laércio Zulú.

Crowd Pleaser by Guilherme Lacerda

Ingredientes:

60ml Gin Mare
40ml suco de limão
30ml xarope de coentro
30ml suco de toranja
40ml suco de lichia
Zulú Bitter aromatic

Método de preparação:

Adicionar todos os ingredientes, menos o bitter na coqueteleira e bater. Verter em um copo alto com gelo e adicionar um dash de Zulú bitter aromatic.

Decoração: Uma flor feita com a pele de grapefruit e uma folha de hortelã. Pó de amora para o crusta no copo.


O terceiro coquetel foi criado para testar um novo produto do bar. O resultado agradou e virou um dos meus preferidos!

Haig Roy! by Guilherme Lacerda

Ingredientes:

60 ml Single Grain Scotch Whisky
30 ml Ginja
Bitter de chocolate
Zest de Grapefruit

Método de preparação:

Levar o whisky, a ginja e o bitter ao mixing glass fresco e com muito gelo, remover e servir em um copo “on the rocks” com gelo robusto.

Perfumar com o zest de grapefruit e usa-lo como decoração.


O quarto coquetel foi criado para o Guest Bartending com a Barwoman brasileira Jessica Sanchez no restaurante Cipriani do Copacabana Palace Hotel no Rio de Janeiro.

Benvenuto by Guilherme Lacerda

Ingredientes:

30 ml de cachaça
30 ml de cachaça infusionada em manteiga ( brown buttered );
10 ml de soda de maçã ( homemade );
1 Torrão de açúcar de bourbon;
2 dashes de angostura bitters;
1 gota de fumaça líquida;
Zest de Laranja.


Guilherme Lacerda na tua opinião qual a importância acerca do “gelo” a utilizar na preparar das bebidas simples ou compostas?

Extremamente importante, é a “alma” do coquetel. Assim como todos os demais ingredientes, quanto mais qualidade tiver, melhor será o resultado final.


Podes partilhar alguma criação (receita / método de preparação) tua como por exemplo: Bitter, xarope ou outro ingrediente?

Claro que sim! Será um prazer!
Esta é a receita da soda que utilizo para o Benvenuto, coquetel apresentado acima.


Soda de Maçã by Guilherme Lacerda

Ingredientes:

300 ml de água

1/2 Maçã verde

03 Bagas de cardamomo

02 Pedaços de limão tahiti

02 Raminhos de hortelã

02 Colheres de Stevia

Método de preparação:

Cortamos a ½ maçã verde em 4 pedaços e tiramos as sementes. Já cortadas e sem sementes, colocamos na panela com a água os demais ingredientes, com exceção da stevia. Esperamos que ferva de 15 a 20 minutos. Deixamos esfriar um pouco para colocar no liquidificador. Batemos todos os ingredientes fervidos obtendo assim uma espécie de puré.

Colocamos o puré na panela junto com a stevia por mais 10 minutos e depois coamos.

Finalizado esse processo, esperamos esfriar para depois gaseificar e obter a soda.



 Qual a tua bebida preferida?

Ultimamente é a velha e boa  cachaça!
Digo ultimamente porque nessa minha ida ao Brasil tive a oportunidade de conhecer e estudar mais sobre esse nobre produto pois, apesar de ser brasileiro minha formação a nível de bar foi praticamente toda aqui na Europa.
Provei Cachaças realmente maravilhosas envelhecidas em madeiras da terra, experimentei twists de clássicos com cachaça além de criações novas com ela como base e me apaixonei.


Qual o Barman que mais admiras? Ou que serve como referência?

Tenho admiração por alguns Barmen mas a minha devoção vai para uma Barwoman, Flavi Andrade!


Sim, é minha esposa mas é também minha chefe e minha colega de balcão, então acho que tenho toda a propriedade para falar como profissional.
É extremamente criativa, resiliente, dedicada, estudiosa, ousada, organizada, eloquente e com uma velocidade de raciocínio excepcional.
Aprendi e sigo aprendendo muito a cada dia com essa grande profissional!


Francisco gostaria de aproveitar e te agradecer imensamente pela oportunidade!
Como já disse antes, é uma honra e um prazer participar no Blogue Cocktails & Mistura Fina!

Um grande abraço!

Sem comentários: