segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Encontrado o primeiro Finalista do Worldclass Portugal 2016, Daniel Carvalho, Bartender, no Classe Bar.

Daniel Carvalho, Bartender, no Classe Bar, em Famalicão, foi o vencedor da Semi Final regional norte, do Worldclass Portugal 2016.


Ao classificar-se no primeiro lugar, Daniel Carvalho, obteve assim o passaporte para participar na FINAL do Concurso Nacional Worldclass Portugal 2016.


Daniel Carvalho qual o cocktail que apresentaste a concurso?

O cocktail que apresentei a concurso foi o "Nechtan". Um cocktail com baixo teor alcoólico. 120 ml = 12% ABV , conforme solicitado pela organização.


Podes partilhar uma breve história / inspiração acerca do cocktail "Nechtan" com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina?

Claro que sim é com todo o prazer. Aqui fica uma breve história acerca do meu cocktail "Nechtan":

Inspirado na cultura Celta, onde a figura principal é Nechtan, um Deus Celta, e somente a ele e a seus três "portadores da taça" era permitido visitar o Poço de Segais, no qual nove castanheiras sagradas deitavam suas nozes portadoras de sabedoria. Neste cocktail impera o fantástico Cardhu, (a palavra "Cardhu" deriva do gaélico escocês Creag Dubh, que significa "Black Rock", Rocha Negra), os restantes ingredientes serão no fundo a desconstrução de sabores do próprio Whisky em conjunto com as principais bebidas da época Celta (Sec. VI, A.C.), a Cidra e o Hidromel. 


Daniel Carvalho quais os ingredientes que utilizaste e o método de preparação?

"Nechtan" by Daniel Carvalho

Ingredientes:

30 ml Cardhu
12 ml Single Malt
15 ml Hidromel Polaco
10 ml Orgeat de Noz (caseiro)
15 ml Sumo Lima fresco
50 ml Cidra não alcoólica (caseira, tipo soda)
Fumo de canela

Método de preparação:

Em um copo misturador adicionar os primeiros 4 ingredientes com gelo em pedra mexendo cerca de 15 seg.

Em um copo tipo cálice previamente gelado e polvilhado com pó de noz, adicionar 2 pedras gelo em cubo e os 50ml de Cidra não alcoólica antes de adicionar a mistura anterior para assim aproveitar a gaseificação da Cidra e envolver os ingredientes rapidamente.

Acompanhar o cocktail com um pequeno recipiente decorado, semi-tapado com película aderente (tem um pequeno furo na película), onde introduzimos o fumo de canela proveniente da smoking - gun Super Aladin 007.

Para a competição fiz-me acompanhar de um food-pairing envolvente à história e ao cocktail. Um mini Bonsai com mini maças “falsas” (o interior com um crocante de cacau e puré de maça).

Resta deixar os créditos do food-pairing ao meu grande amigo Chef Arnaldo Azevedo – Restaurante Palco – Hotel Teatro, no Porto e agradecer igualmente ao Bartender do mesmo Hotel - Carlos Chaves, pela partilha de saberes e pela importante ajuda e apoio no dia da competição.


Como correu a prova?

Calhou-me a "sorte grande" e fui o primeiro concorrente a apresentar, no entanto e apesar do nervosismo habitual a esta grande competição, penso que fui consistente, com uma apresentação calma e cuidada, apresentando bastantes pormenores ligando o nectar principal (Cardhu 12) á cultura celta. Por fim venci numa feroz concorrência. Devo ressalvar que todos os concorrentes foram dignos de apresentações a um nível superior, dentro dos parâmetros WorldClass.

Que mensagem pretendes deixar à organização?

É meu dever agradecer, não apenas ao Tiago Machado Rodrigues pela excelente organização, como também ao Pedro Arantes e restante equipa do Yeatman pela hospitalidade, pela ajuda e excelência de serviço. Parabéns Yeatman são dignos de receber uma prova deste calibre.


Daniel Carvalho após a saborosa vitoria quais os objectivos para a final?

Para a final amigo Francisco, nada espero neste momento, apenas continuar a ser eu mesmo e treinar imenso com o objectivo de ganhar, penso que é para isso que todos concorremos, não se vê nenhum bartender a "passear" shakers numa prova destas, todos dão o seu melhor com um único objectivo...ganhar e representar Portugal em Miami.

Resta-me agradecer ao amigo e Mestre Francisco Guerreiro pela amabilidade e profissionalismo. É e sempre será um prazer contribuir com o "Cocktails & Mistura Fina".

Um enorme abraço a si e para toda a família de Bartenders, boa sorte para as restantes provas.


A semi final da região norte, da primeira ronda, do Worldclass Portugal 2016, teve lugar esta segunda-feira, dia 25 Janeiro, no The Yeatman Hotel, no Porto.


As próximas semi finais regionais da primeira ronda do Worldclass Portugal 2016, realização nos seguintes locais / horários:


-Dia 26 de Janeiro, (terça-feira), pelas 18 horas, na Black Pepper & Basil, em Lisboa.


-Dia 27 de Janeiro, (quarta-feira), pelas 10 horas, no Mixology Studio da Garrafeira Soares, no Algarve.

Parabéns a todos os participantes, em especial a Daniel Carvalho, pela sua vitória. Aproveito a oportunidade para deseja o maior sucesso na Final Nacional do Worldclass Portugal 2016.


Fonte de informação e Fotos:

Sem comentários: