segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Joao Ribau da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, obtém honrosa classificação na 23ª edição do concurso internacional EURO CUP 2015, na Eslováquia. Breve entrevista.

O Cocktails & Mistura Fina continua atento ao que vai acontecendo no mundo do bar, dentro das possibilidades partilhando momentos que dignifiquem a nossa profissão, estamos no caminho certo… desta feita apresenta uma breve entrevista com Joao Ribau, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, que obteve honrosa classificação, na 23ª edição do concurso internacional EUROCUP 2015, na Eslováquia, uma medalha de ouro na categoria de Flair, no clássico ganhou a medalha de Prata e por equipas, com Pedro Machado, a medalha de Bronze.



A cidade de Presov, na Eslováquia, foi capital europeia, para os jovens Barmen que competirem, na 23ª edição da competição internacional EURO CUP 2015.


Este ano participaram na competição 73 jovens Barmen, de 7 países europeus, a iniciativa teve lugar, no Hotel Academia Prešov Sports Hall, de 11 a 13 de Novembro de 2015.



João Ribau o Cocktails & Mistura Fina agradece a disponibilidade em partilhares momentos da tua vida académica, carreira profissional, assim como acerca da tua participação na EUROCUP 2015, bem como da tua arte e criatividade na elaboração de Cocktails.


Joao Ribau quando iniciaste a tua actividade relacionada com o mundo da Restauração e Bebidas?

Iniciei este percurso quando decidi tirar o curso de Restauração e Bebidas na Escola Secundária de Oliveira do Bairro. Foi aí que descobri a minha paixão pela área de bar. Quando terminei decidi investir um pouco mais nessa área e fiz uma formação de Bartender na Cocktail Academy by Paulo Ramos.


Recentemente finalizei o curso de Gestão Hoteleira F&B, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, onde sempre procurei obter mais e melhor conhecimento na área, através da participação em workshops, formações, concursos e até mesmo serviços, uma vez que considero que a par com a paixão vem o investimento,a formação, e aconselho a quem puder que faça o mesmo sendo um ponto essencial na hotelaria. Mesmo assim, procuro sempre evoluir e por isso no futuro pretendo tirar mais cursos.


João Ribau como despertou em ti o gosto pela profissão?

O gosto pela profissão começou quando tive o primeiro contacto com o cliente, como empregado de mesa, num pequeno restaurante da zona. A partir daí, com tudo o que se passou seguir, desde a escolha do curso, até ao presente, tornou-se numa paixão, ao ponto de não me imaginar a fazer mais nada.


Qual o teu local de trabalho/ou Escola?

Finalizei recentemente o curso de Gestão Hoteleira – Restauração e Bebidas, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Surgiu a oportunidade de ir trabalhar para fora, e desta forma, vou trabalhar, em Jersey, no Hotel The Royal Yatch.


Qual a função que vais desempenhar?

Digo-o com prazer porque tenho realmente sorte em poder fazer aquilo que efectivamente gosto, - Bartender.


Quando vais iniciar?

Apesar das pequenas experiências que já tive ao longo do meu percurso, como profissional, vou iniciar em Fevereiro.

João Ribau qual opinião sobre a profissão de Barman?

Eu comparo o Barman a um anfitrião. Quando alguém decide convidar o seu círculo de amigos, o seu objectivo é agradar e criar bons momentos, e esforça-se para que sejam inesquecíveis. Para mim, ser bartender é isso mesmo. É aquele que recebe e procura satisfazer e criar uma ligação com os clientes e faz tudo para que sintam bem na sua “casa”.


Como decorreram as etapas do Concurso até à Final?

Participar num concurso internacional é uma responsabilidade que só reconhecemos quando realmente chega a hora H.


É algo que começa muito antes da apresentação e da competição. É algo que começa na força de vontade, naquilo que acreditamos ser capaz e depois do quanto nos dedicamos a treinar e evoluir. Como foi em época de aulas, foi um pouco difícil conciliar tudo. O curso por si só é exigente e, além disso, também trabalho o que dificultou os treinos para o concurso. Para ajudar à situação, o Flair ainda não se encontra como parte integrante das matérias leccionadas, e assim sendo não é também nas Escolas de Hotelaria, então tive que aprender na prática muitos movimentos “sozinho” apesar de ter sempre o apoio dos meus formadores – chefes Eduardo Vicente e Mário Sá. Assim, os Treinos eram realizados nos intervalos das aulas no jardim da escola, o que foi muito motivador porque houve um interesse por parte dos meus colegas, onde chegou mesmo a haver uma altura em que toda a gente queria experimentar.


João Ribau qual o cocktail que apresentaste na categoria Flair?

A apresentação de Flair foi toda inspirada no “James Bond – 007”, retirei a ideia de uma parte de um filme em que o agente secreto bebe um cocktail numa praia, e fiz um cocktail chamado “Blue Sea”.


“Blue Sea” by João Ribau

Composição:

4 cl Rum Branco “Bacardi”
1.5 cl Xarope de Côco “Monin”
1 cl Blue Curaçau “Bols”
0,5 cl Licor Marrachino “Kuypper”
1.5 cl Sumo de Limão Natural
1.0 cl Clara de Ovo

Método de preparação:

É preparado no Shaker e servido numa taça Cocktail.


A decoração foi um 007 feito com nabo, alecrim, Corante preto alimentar, e um palito.

Qual o cocktail que apresentaste na categoria clássica?

Na categoria Clássico, apresentei 2 cocktails, um Before Dinner, e um Soft Drink.

O Before Dinner foi preparado no Shaker e servido numa taça a Cocktail, chama-se “Dreams” e é composto por:


“Dreams” by João Ribau

Composição:

4.0 cl Gin (Bombay Saphire)
1.0 cl Aperol
1.0 cl Xarope Grenadine “Monin”
2.0 cl Sumo Natural de Tangerina
2.0 cl Sumo Natural de Toranja
Zeste de Tangerina espremida.

Como decoração usei Physalis e uma flor Perpétua.


O Soft Drink foi preparado no Shaker e servido num copo Long Drink, chama-se “Sweet Love” e é composto por:


“Sweet Love” by João Ribau

Composição:

6.0 cl Sumo Natural de Laranja.
4.0 cl Nectar de Ananás “Compal”
4.0 cl Nectar de Pêra “Compal”
2.0 cl Sumo Natural de Limão
1.0 cl Xarope de Tangerina “Monin”
1.0 cl Xarope de  Orgeat “Monin”


João Ribau como foi a experiência de participar nos Concursos de Cocktails. Quais? Que classificações?


Já tinha participado em outros concursos como o Inter-Escolas do Turismo de Portugal e no Festival de Jovens Barmen do Oeste, mas o Eurocup 2015 foi sem dúvida o concurso mais exigiu de mim, foram viagens longas e com alguns desafios pelo meio mas no final valeu bem a pena. Ganhei a medalha de ouro na categoria de Flair, no clássico ganhei a medalha de Prata em equipas com o meu colega Pedro Machado e a medalha de Bronze.




Como decorreu a tua participação na 23ª edição do concurso internacional EUROCUP 2015, no Hotel Academy Prešov Sports Hall, na Eslováquia?

Foram cerca de 3 dias muito intensos, seguidos de viagens muito longas sem tempo para dormir.

O primeiro dia foi um exame teórico e depois formações de bar, o segundo dia foi todo dedicado ao concurso, e o 3 dia foi composto por uma visita a um museu privado de Cocnac que para mim foi um dos momentos mais altos da experiência seguindo-se uma visita à cidade de Presôv.


João Ribau o que te motivou a participar na “23rd edition of international competition EUROCUP 2015”?

O que me motivou a participar no concurso foi o convite do Chefe Eduardo Vicente, e a vontade de conhecer novas realidades e tendências. O importante para mim nos concursos não são os prémios. As taças e prémios são importantes, pois simbolizam todo esforço dedicado aquele concurso, mas acabam por ser apenas recordações, porque o que usamos no dia-a-dia na nossa profissão é a informação e experiência que se ganha nestes concursos.


Qual o "Cocktail" clássico preferido?

Eu sou um apaixonado pelo movimento Tiki, por isso o meu cocktail favorito é o Mai-Tai.
Mai-Tai

Ingredientes:

4 cl Rum Branco
2 cl Rum Escuro
1.5 cl Licor Curacão Laranja
1.5 cl Xarope de Orgeat
1 cl Sumo Natural de Lima

Qual a tua bebida preferida?

O Vinho do Porto.


João Ribau qual o Barman que mais admiras? Ou que serve como referência?

Actualmente a minha referência é o Denis Zoppi; a mistura de Técnica inigualável, charme, criatividade é algo que espero atingir.


Durante o teu curso qual o local de estágio de eleição? Porquê?

O meu local de estágio de eleição é o estágio que fiz no último verão (2015), no Gusto By Heinz Beck, no hotel Conrad Algarve - por toda a qualidade de serviço que têm, pela mentalidade, a equipa que é excelente e pela oportunidade de trabalhar com o Barman do Ano 2014 Wilson Pires e o Escanção do Ano 2014 António Lopes. Foi um sítio onde aprendi muito e desenvolvi muitas capacidades. E não estou nada arrependido de ter escolhido este estágio.



João Ribau quais os teus projectos no futuro próximo?

Os meus projectos num futuro próximo passam por fazer um bom trabalho em Inglaterra, no próximo mês irei lançar uma página ligada a novas tendências de Bar e Cocktails que já conta com o apoio de grandes Bartenders nacionais, e como é óbvio, estou a pensar em participar em mais concursos, porque o meu objectivo é saber sempre mais para poder ser sempre melhor, porque o meu principal adversário vejo todos os dias ao espelho.


João Ribau o Cocktails & Mistura Fina gostaria de te dar os parabéns pelo teu percurso, bem como pela excelente participação na “23rd edition of international competition EUROCUP 2015”.
Hoje inicias um novo projecto em Jersey, no Hotel The Royal Yatch, votos de sucesso pessoal e profissional.

Sem comentários: