quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Renato Pires vence o Concurso Regional de Cocktails Algarve, 2016 e a ABA elege os seus representantes no Concurso Nacional!

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender.


Foi com enorme alegria e prazer que participei no Concurso Regional de Cocktails Algarve, 2016, como Júri Técnico.


Foi bom rever amigos, colocar “conversa em dia” e assistir a excelentes participações a nível profissional, técnico, de criatividade, de profissionais e jovens amantes do mundo do bar. Bons momentos!!!



Assim gostaria de agradecer ao Presidente da Direcção, da Associação Barmen do Algarve. Miguel Duarte Barbora, bem como de José  Guerreiro, pelo honroso convite, para participar como Júri Técnico na Vosso iniciativa.



A Associação Barmen do Algarve levou a efeito na sua sede social, em Vale Pedras, em Albufeira, no passado dia 6 de Fevereiro, o Concurso Regional de Cocktails Algarve, 2016, na modalidade de short doce, “After Dinner”, que teve por finalidade o apuramento dos representantes do Algarve, no Concurso Nacional de Cocktails, 2016, que irá decorrer no Hotel Conrad, na Quinta do Lago, nos próximos dias 19 e 20 de Fevereiro.



Participaram no Concurso Regional de Cocktails Algarve, 28 concorrentes, oriundos das mais diversas unidades hoteleiras, bares e escolas de formação profissional, da região algarvia.


Os candidatos a um lugar na final nacional deram largas à sua imaginação, criatividade e técnica na elaboração de um “Cocktail After Dinner”, seguindo o regulamento proposto pela International Bartenders Association.



Assim no tempo de 7 minutos os concorrentes evoluíram perante o Júri Técnico, preparando 5 cocktails iguais, sendo de seguida avaliados por um painel de júris degustadores formando por Barmen de reconhecido mérito, nos parâmetros do AROMA, SABOR, APARÊNCIA e IMPRESSÃO GERAL da BEBIDA.


Os participantes demonstraram elevado grau de profissionalismo e técnica na preparação e decoração dos seus “Cocktails”, no entanto foi, Renato Pires, quem cativou o Júri arrecadando a maior pontuação sagrando-se vencedor do Concurso Regional de Cocktails Algarve, 2016, na modalidade de short doce, “After Dinner”.


Classificação:

1º Classificado - Renato Pires


2º Classificado - José Guerreiro


3º Classificado - Rui Gonçalves


Foram ainda atribuídos os seguintes prémios:

Melhor Técnica - Ricardo Santos.


Melhor decoração / criatividade - Renato Pires


Com a realização do Concurso Regional de Cocktails Algarve, 2016, foram seleccionados os representantes do Algarve, no Concurso Nacional de Cocktails, na modalidade de “Short Doce / After Dinner”, com vista ao apuramento do Barman que representará Portugal, no Concurso mundial a ter lugar em, Tóquio, no Japão, bem como os 4 Barmen que representarão o Algarve, no I ABP Challenge Cup.


Os representantes algarvios ao Concurso Nacional de Cocktails, 2016 são:

Renato Pires,


José Guerreiro,


Rui Gonçalves,


Bruno Guerreiro,


João Ramos,


Soraia Cavaco,


Ruben Oliveira,


André Nobre,


Filipe Sustelo,


Larissa Cruz,


e Rui Caetano.


Os 4 Barmen que representarão o Algarve, no I ABP Challenge Cup são.

Renato Pires,


José Guerreiro,


Rui Gonçalves,


e Bruno Guerreiro.


No final Miguel Barbora, Presidente da Associação Barmen do Algarve, congratulou-se pela forma como decorreu o concurso, pela participação de muitos profissionais de bar na iniciativa, deu os parabéns a todos os Barmen pelo profissionalismo demonstrado e desejou as maiores felicidades aos representantes da Associação Barmen do Algarve, no Concurso Nacional e no I ABP Challenge Cup.


Joaquim Lopes, Presidente da Associação Barmen de Portugal, enalteceu a prestação de todos os participantes e apelou à participação de todos nas acções de formação promovidas pelas firmas patrocinadoras a ter lugar conjuntamente com o Concurso Nacional e no I ABP Challenge Cup inserido no programa, do ALGARVE TRADE EXPERIENCE 2016, promovido pela Garrafeira Soares, de Albufeira.


O Cocktails & Mistura Fina deseja o maior êxito a todos os participantes, em especial aos representantes do Algarve, no Concurso Nacional de Cocktails, 2016, a ter lugar no Conrad, nos próximos dias 19 e 20 de Fevereiro!


Sem comentários: