sexta-feira, 25 de março de 2016

Rubrica, “Por aqui por ali…cocktails hoje com”… Paulo Pereira, da Escola de Formação Turística e Hoteleira - Anfiteatro Restaurante / Lounge, Açores.

A Rubrica no Cocktails & Mistura Fina, “Por aqui por ali…cocktails hoje com”…viajou até Ponta Delgada, nos Açores e acompanhou a acção de formação, sobre Mixologia Avançada e Molecular, ministrada por Francisco Guerreiro, direccionada aos formandos, do 3º ano do curso de Técnico de Restauração – Restaurante – Bar, na Escola de Formação Turística e Hoteleira - Anfiteatro Restaurante / Lounge.


Por considerar que a criatividade e imaginação dos formandos, evidencia imensa qualidade, decidi partilhar com os seguidores e amantes dos cocktails, no nosso Blog, os cocktails apresentados por estes no final da formação.


Paulo Pereira, formando, do 3º ano do curso de Técnico de Restauração – Restaurante – Bar, na Escola de Formação Turística e Hoteleira - Anfiteatro Restaurante / Lounge, nos Açores, deu largas à sua imaginação e criatividade, apresentando o cocktail de autor “Beauty and the Beast”. Superou as expectativas demonstrando aos presentes técnicas consistentes, apelativas e conseguiu despertar sensações…



Paulo Pereira como nasceu o cocktail “Beauty and the Beast”?

Beauty and the Beast foi um cocktail criado por mim, para a apresentação no final da Formação ministrada à turma do 3ª ano do curso de Técnico de Restauração – Restaurante - Bar (nível IV) na nossa escola, pelo Formador, Francisco Guerreiro, tendo em conta os sentidos mais apurados dos clientes, uma mistura do doce com o amargo, que faz um festival de emoções dentro da boca de quem saboreia este cocktail.


Beauty and the Beast by Paulo Pereira.

Ingredientes:

4 cls de Rum Havana Envelhecido
3 cls de Cointreau
1 cl de Campari
3 Unidades de Anis Estrelado
3 Zests de Limão
1 Zest de Laranja
3 a 4 Folhas de erva príncipe (qb)

Método de preparação:


No balão a café colocar no balão de baixo os ingredientes líquidos como, 4 cls de Rum Havana envelhecido, 3 cls de Cointreau,1 cl de Campari, no balão de cima com filtro colocam-se os aromatizantes como, 3 Unidades de Anis Estrelado, 3 Zest de Limão, 1 Zest de Laranja, 3 a 4 Folhas de erva príncipe (qb). Aquecer a parte liquida até a mesma subir e entrar em contacto com os aromatizantes.


Retirar o aquecimento para que o líquido volte a descer ao balão de baixo.


Em seguida verter para uma taça a chá ou copo on – the - rocks sobre uma Japanese Ice Ball ou gelo bem consistente. Japanese Ice Ball aromatizada com laranja desidratada.


Decorar com uma Zest de laranja e Zest de lima.


Apresentação:

Base em espelho…o primeiro olhar…oportunidade de escolha…se desejar mais doce adicione o licor Cointreau (qb)…mas se desejar mais amargo adicionar o Campari… Anis Estrelado…surpreenda-se…


Como está a correr o Curso de Técnico de Restauração – Restaurante – Bar?

O curso de Técnico de Restauração-Restaurante-bar está a correr muito melhor do que o que eu esperava inicialmente. Inscrevi-me no curso apenas com a intenção de finalizar o ensino secundário, mas logo fui surpreendido no 1º ano onde comecei a aprender uma arte pela qual desde os 14 anos tenho um gosto enorme.


Quais as experiências que destacas até ao momento?

Até ao momento consigo destacar vários momentos dos quais beneficiei muito a nível profissional e pessoal, tais como a participação no 10Fest, no Gastronomia Viva, a participação no Sharktank e diversas formações com grandes profissionais da área.


Quais os teus objectivos académicos e profissionais?

Os meus objectivos académicos vão apenas ao encontro da finalização do ensino profissional e futuramente obter formações de forma a continuar actualizados os meus conhecimentos, já a nível profissional espero vir a aprender mais a cada dia que passa aproveitando cada momento para ser uma inspiração, espero também no futuro ter o meu próprio estabelecimento.


Como começou o gosto pelo Bar?

O gosto pelo bar surgiu desde muito cedo, foi no verão de 2008, quando tinha 14 anos, um colega perguntou me se queria fazer um part-time na ilha do Pico, no Dark Esplanada e eu aceitei, creio que o ambiente daquele restaurante/bar e os próprios donos foram uma mais-valia enorme, por terem me dado uma oportunidade e por terem me ensinado grande parte daquilo que sei hoje.


Qual a tua opinião sobre a formação ministrada pelo Formador Francisco Guerreiro?

A formação ministrada pelo formador Francisco Guerreiro foi sem dúvida um daqueles momentos que posso destacar da minha passagem como aluno na EFTH, foram 15 horas onde se aprendeu algo que dura para a vida, foi observar e aprender com outra pessoa que sente o mesmo que eu pela área e que tem marca na história de bar portuguesa, melhor não poderia vir na recta final do curso.



Qual a tua bebida favorita?


O meu clássico favorito é a Caipirinha feito de um modo diferente:

Começar por quatro gomos de lima no shaker e amassar,

Adicionar duas colheres de chá de açúcar amarelo,

Juntar gelo em cubos,

Adicionar 8cl de cachaça Velho Barreiro,

Mexer e servir directamente no copo.


Qual a tua bebida favorita?

A minha bebida favorita é o Rum Goslings, das Bermudas, de preferência envelhecido e simples.



Qual o Barman que mais admiras? Ou que serve como referência?


Existem duas pessoas pelas quais tenho bastante admiração nesta área, sendo uma delas, a Laila Amaral proprietária, do Esplanada Dark, que foi, é, e sempre será uma pessoa importante ao longo destes anos, uma pessoa que sempre me ensinou e me incentivou a continuar e a ser alguém nesta profissão, outra é sem dúvida alguma o meu formador e chefe João Couto pela partilha do seu conhecimento com os alunos, pela forma que tem representado os Açores e pelo que faz para que os seus formandos saiam do curso com o máximo conhecimento possível.



Sem comentários: