quinta-feira, 10 de março de 2016

Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By… é Hernan Silva, Flair Bartender e sócio Gerente, do Flair Spot Bar, no Funchal, Madeira.

Olá caros colegas, amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, estou de volta com mais uma Rubrica no nosso blogue, “Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By …”, neste espaço de divulgação do mundo das bebidas simples e compostas. Assim, continue a apresentar mais um convidado o qual vai partilhar receitas de “cocktails”, inéditas ou de autor.


Nesta rubrica os convidados têm oportunidade de dar largas à sua imaginação, apresentar novas propostas com os mais distintos sabores, texturas e aromas aliados aos mais diferentes produtos, bebidas e técnicas de preparação e decoração das composições de bar, (cocktails), bem como divulgar os bares onde trabalham.


O objectivo é ir ao encontro de um público diferenciado e com gostos distintos. Cabe aos profissionais de bar prestarem um serviço de qualidade e com profissionalismo, fidelizando os clientes e provocando a sua satisfação.



O eleito do Cocktails & Mistura Fina na “Rubrica Um Bar...Um Barman...Cocktails After & Before Dinner By…” é Hernan Silva, Flair Bartender e sócio Gerente, do Flair Spot Bar, no Funchal, Madeira



Hernan Silva é oriundo de Caracas, Venezuela, apaixonou-se pela Madeira, destaca-se pelo gosto que tem pela profissão, que bastante cedo abraçou. Prima pela participação dos mais variados concursos quer na vertente clássica, quer na modalidade de flair tending da qual é grande entusiasta, sendo que sagrou-se campeão regional da Madeira nos últimos 10 anos e tem representado a Associação Barmen da Madeira com elevado profissionalismo, dignificando os Bartenders Madeirenses.


Sempre disponível para crescer a nível pessoal e profissional, tem participado activamente em acções de formação na área do bar e das bebidas.


Faz parte dos Corpos Sociais da Associação Barmen da Madeira, onde tem participado com empenho em prol do associativismo.


Hernan Silva qual o teu actual local de trabalho?

O meu local de trabalho é no Flair Spot Bar situado na Zona Velha do Funchal, na Rua Santa Maria, 112 – A, Madeira.


Qual a função que desempenhas?

Desempenho a função de Flair Bartender e sócio Gerente do Flair Spot Bar um sonho que se tornou realidade.


Hernan Silva como começou o gosto pela profissão?

Sempre gostei de bar, quando cheguei a Madeira no 2003, tive a oportunidade de tirar um curso de bar, na Associação de Barmen da Madeira, na altura davam cursos no terreiro da luta, depois disso fui tirando cursos na área de bar para aprender mais, frequentando workshops sobre diversas bebidas a fim de implementar os meus conhecimentos.


Em 2008 tirei o primeiro curso de Flair, na Cocktail Academy, de Paulo Ramos, em Portugal. A partir daí foi sempre a evoluir e a aprender.


Como hoje em dia digo sempre aprendendo mais nesta profissão que o facto de eu dizer que gosto é pouco… mas do que gostar eu AMO Ser BARTENDER.


Qual do tipo de serviço no Flair Spot Bar?

O Flair Spot Bar é o primeiro Cocktail bar, que tem o tema o Flair, na Madeira. Apostamos num tipo de serviço com muita simpatia, animação e irreverência. Juntamos sempre um pouco de brincadeira, como por exemplo quando os clientes estão “tipo frios” e calados começamos a interagir com movimentos de flair / rotinas, jogando garrafas ao ar e meu Colega Lino Viera põem o Capacete, momentos de animação, para “romper o gelo” e fazer os clientes rirem. Outro dos momentos por vezes ele está a tirar uma cerveja de guarda-chuva enquanto eu estou a fazer flair e assim se anima os nossos clientes, claro servido boas e bebidas e bons cocktails!


Hernan Silva o Cocktails & Mistura Fina conhece a tua arte e criatividade na elaboração dos cocktails gostaria que partilhasses com os seguidores deste Blogue alguns "Cocktails" da tua autoria.


Como primeira sugestão apresento um cocktail de Autor Before Dinner chamado “ House Gin mix tonic”.

Este Cocktail eu criei com a intenção de aproveitar a moda do Gin, na Madeira.


House Gin mix Tonic by Hernan Silva

Ingredientes:

4cl de Gin
Uma colher de bar de Blue Curaçao
2cl de Sumo de limão
1cl de Licor de Violeta
Agua tónica.

Método de preparação:

Preparado no próprio copo, tipo balão. Arrefecer o copo. Adicionar os ingredientes.

Como decoração interna adicionar bagas de zimbro, casca de limão, rodela de limão e uma cereja no topo (tipo cereja no topo do bolo).

Preencher com água tónica de boa qualidade.

Hoje em dia House Gin mix Tonic é o “Gin” que vendo mais no bar, mas na verdade é com ele que me ajuda pouco a pouco a ir implementando a adesão dos cocktails, no Meu bar, pelo cliente local.


A minha segunda proposta é o Cocktail After Dinner, Paula's Cocktail...

Estive indeciso entre qual dos meus cocktails de autor sugeria e por último escolhi o Cocktail com o qual ganhei o Melhor Cocktail do Concurso Nacional de Flair, realizado no Algarve, 2016.


Paula's Cocktail by Hernan Silva


Ingredientes:

3cls de Rum
2,5cls de Tríplice Seco licor
1,5cls de Halzenut Sirope Monin
1cl de Chocolate branco sauce Monin
1cl de Chocolate preto sauce Monin

Método de preparação:

Preparado no Shaker.

Serve-se na taça a cocktail.

Decoração interna na taça com Chocolate branco e Preto sauces da Monin.


A minha terceira proposta é Long Drink: Long Barman special Cocktail...

Quando criei o Long Barman Special Cocktail preparava-o no copo de Gin para aproveitar a moda do Gin e lançar os meus cocktails no cliente regional, mas com o tempo mudei para o copo para mim o certo. Este “Cocktail” criei com a intenção de dar saída aos sumos naturais que normalmente não saem nas “Ponchas”. A Poncha é o Cocktail mais vendido na Madeira. Eu faço os sumos naturais para misturar com os outros ingredientes da Poncha na hora, mas tinha que criar outra saída, para aqueles sumos que não saem na Poncha, hoje em dia vendo mais este “Cocktail” o Long Barman Special Cocktail no meu bar do que a Poncha.


Long Barman Special Cocktail by Hernan Silva

Ingredientes:

3cl de Rum Willian Hinton 3years
1cl de licor de Blue Curaçao,
1cl de Xarope de Menta
3cl de Sumo de maracujá natural
3cl de Sumo de limão natural,
Soft Drink Brisa Limonada.

Método de preparação:

No Shaker adicionamos 3cl de Rum, 3cl de Sumo de maracujá, 3cl de Sumo de limão, gelo, agitamos vigorosamente.

Verter no copo esta mistura e adicionar 1cl de Xarope de Menta.

Noutro Shaker colocamos 8cl de Brisa Limonada gasificada, 1cl de Blue Curaçao, misturar e verter com a ajuda de uma colher de bar, para ficar uma camada encima da outra, depois adicionamos o gelo.

Decorar com hortelã e fruta fresca.


Por fim deixo-vos a minha receita da “Poncha”…apesar de existirem muitas receitas a minha é feita da seguinte forma:

Poncha by Hernan Silva (Frio) e (Quente)


Ingredientes:

4cl de aguardente de cana de 50 % ENM
6cl de sumo de limão natural
2cl de mel de abelhas


Como pretendo marcar a diferença e dado que o meu bar é vocacionado para o Flair tenho também a “Poncha” a quente.

Neste caso o método de preparação é o seguinte:


Em copos de alumínio tipo canecas, adiciono os 4cl de aguardente, 2cl de mel, faço um flambê (blazer) de seguida deito o sumo de limão e sirvo com o nome de “Fire Poncha”.

No fim como decoração acrescento casca de limão e bordadura de açúcar.


Hernan Silva o Cocktails & Mistura Fina agradece a disponibilidade em partilhares momentos da tua carreira profissional, bem como, da tua arte e criatividade na elaboração de Cocktails, deseja-te a maiores felicidades, sucesso pessoal, profissional empresarial.


Mais informações aqui:
https://www.facebook.com/FLAIR-SPOT-BAR-104599342919472/?pnref=lhc

Sem comentários: