domingo, 17 de abril de 2016

A eleita do Cocktails & Mistura Fina na rubrica Com…é Mónica Curado, Proprietária e supervisora, Zeitgeist Caffe Bar Lounge, na Figueira da Foz.

O Cocktails & Mistura Fina continua a dar evidência aos profissionais de bar, que, pelas suas capacidades pessoais e profissionais contribuem para dignificar a profissão de Bartender.


Decidido em continuar a caminhada na divulgação de temas de interesse que permitam a valorização pessoal, cultural e profissional dos amantes desta linda profissão, estar atento e sempre que possível divulgar o que de melhor se faz em Portugal e além-fronteiras em prol do Bartending.


Hoje na diversidade, na informação e partilha do Bartending, o Cocktails & Mistura Fina viajamos até à Figueira da Foz, numa aposta em divulgar também o que se no mundo do bar fora dos grandes centros….espero uma aposta ganha…


A eleita do Cocktails & Mistura Fina na rubrica Com…é Mónica Curado, Proprietária e supervisora, Zeitgeist Caffe Bar Lounge, na Figueira da Foz.

Tenho vindo a acompanhar o percurso profissional de Mónica Curado já há algum tempo, uma autodidata que tem vindo a implementar os seus conhecimentos acerca do mundo do bar: Desejosa em adquirir mais conhecimentos, frequentou nível de Bar, formações com a Cocktail Team (2006), onde adquiriu a formação e conhecimento acerca da história de bebidas e elaboração de Cocktails e mais tarde com a Cocktail Academy (Nível 1 – Master Mixologia), em 2012, onde adquiriu conhecimentos sobre elaboração de cocktails com Bebidas Quentes e Gins.


Entretanto Mónica Curado tem vindo a estudar Mixologia através de pesquisas… sempre revelou uma enorme vontade em desenvolver os seus conhecimentos pessoais, culturais e profissionais. Uma amante do mundo do bar, atenta às novas tendências, continuamente disponível para implementar os seus conhecimentos nas mais diversas vertentes, participando em diversos workshops, palestras, com objectivo de adquirir mais conhecimentos e competências.


Mónica Curado antes de mais gostaria de agradecer a disponibilidade, pela segunda vez, em partilhares momentos da tua vida profissional com os amantes do Bartending e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, bem como desejar as maiores felicidades pessoais e profissionais.


Mónica Curado qual o teu local de trabalho?

Após cerca de 8 anos a trabalhar como Barmaid, do Espaço, Zeitgeist Caffe Bar Lounge, surgiu a oportunidade de assumir a Gerência do Espaço, do qual actualmente sou Proprietária há já cerca de 2 Anos.

Neste espaço tenho tentado introduzir ao nível de Bar e serviço tudo aquilo que considero ser vital para proporcionar um serviço de qualidade, para mim estar fora dos grandes centros urbanos não significa que não possa oferecer aos meus clientes um serviço com o mais alto nível qualitativo e diferenciado dos demais.


Qual a função que desempenhas?

Uma função extremamente exigente, mas que faço com muito agrado, Proprietária e supervisora do Espaço Zeitgeist Caffe Bar Lounge,, na Figueira da Foz.

Desde quando?

Como o tempo passa já há cerca de 2 anos.

Mónica Curado durante a tua actividade profissional em que outros locais desenvolveste o teu trabalho?

Comecei a trabalhar bastante jovem e tive oportunidade de desenvolver a minha actividade em alguns Espaços da Cidade, da Figueira da Foz.


Qual a formação a Nível de Bar?

Destaque duas Formações a nível de Bar, uma com a Cocktail Team (2006), onde adquiri a formação de conhecimento e história de bebidas e elaboração de Cocktails e mais tarde outra com a Cocktail Academy (Nível 1 – Master Mixologia) em 2012, onde adquiri conhecimentos sobre elaboração de cocktails com Bebidas Quentes e Gins.


Ao longo do tempo fui também fazendo formações sobre as novas tendências, de forma a manter-me actualizada.


Mónica Curado como despertou o gosto pela profissão?

Comecei a trabalhar nesta área com 17 anos, durante a tarde. Tentei sempre melhorar para conseguir passar para a noite, que foi sempre o meu objectivo, até chegar ao Zeitgeist Caffe Bar Lounge,, um espaço muito especial para mim e que me fez ver com mais clareza que esta seria a minha vocação para o futuro.


Qual a opinião sobre a Profissão de Barman / Barmaid?

Para mim um Barman tem que amar o que faz, ao servir, ao atender, ao saber explorar toda a componente da Mixologia como forma de surpreender o cliente. Quando isso acontece em plena harmonia, considero que a noite está ganha. É preciso um grande Espírito de sacrifício, muita humildade, há sempre mais a aprender, esta Arte está sempre em evolução e nós como principais embaixadores da mesma, temos que estar sempre actualizados, de forma a proporcionar o serviço mais profissional possível. Mesmo na posição em que estou, gerindo o meu próprio Espaço, não deixo de me manter actualizada e sempre a pesquisar de forma autodidacta, de forma a não me sentir ultrapassada.

Motivação, criatividade, perseverança e humildade são as palavras-chave.


Mónica Curado diz algo sobre a vertente da Mixologia...

A mixologia é acima de tudo a criatividade aliada ao conhecimento de elaboração de bebidas. A criatividade não tem fim e atingir o objectivo de surpreender o cliente é, ou deveria ser, a grande meta de todos os profissionais da nossa área.

Qual o Cocktail Clássico preferido?

O meu Cocktail Clássico preferido é o Black Russian, derivado à minha paixão pelo Café.

Black Russian

Ingredientes:

5cl Vodka
2cl Licor Café
Gelo, Shaker
Copo On The Rocks.


Qual a composição de Bar que mais gosta de preparar?

Cocktails, foi quando me serviram o primeiro cocktail, que eu pensei “também gostaria de fazer o mesmo!”, o mesmo era agradar o cliente, parece magia... É nos Cocktails que metemos a nossa alma, criatividade e conhecimento sobre mixologia e composição de bebidas. Surpreender o cliente com sabores e texturas diferentes e ousadas faz com que esta profissão seja elevada a arte.


Mónica Curado O Blogue Cocktails & Mistura Fina sabe que a tua criatividade não tem limites, assim gostava que partilhasses  receitas de "Cocktails" da tua autoria com os nossos seguidores e amantes dos Cocktails. Breve historia / como criaste o teu cocktail? Nome do cocktail Receita, Método de preparação, Decoração e como servir.

A minha primeira proposta é o Wild Spirit…

Wild Spirit by Mónica Curado

Ingredientes:

5 Framboesas
3 Folhas de manjericão
3 cl Sweet and sour
5cl Gin Bulldog
12 cl sumo de laranja natural

Método: Mudlle, Shake and fine strain.

Copo: Highball

Método de preparação:

No copo do Boston Shaker adicionar as framboesas, o manjericão e o sweet and sour, macerar. Juntar os restantes ingredientes, gelo e agitar vigorosamente.

Verter para o copo Highball, com a técnica fine strain. Juntar gelo.

Decoração: Folha de Manjericão.


A segunda proposta é o Amor-perfeito

Amor-perfeito by Mónica Curado

Ingredientes:

2 Morangos
1 Maracujá
2 cl Triple Sec
2 cl Vodka
3 cl Vinho do Porto Tawny
10 cl sumo de ananás

Método: Muddle, Shake and Fine Strain

Método de preparação:

No copo do Boston Shaker adicionar os morangos e o maracujá, macerar. Juntar os restantes ingredientes, gelo e agitar vigorosamente.

Verter para o copo Highball, com a técnica fine strain. Juntar gelo.

Decoração: Amores-perfeitos, Grainhas maracujá.


A minha terceira proposta é o Ruff time…

Ruff time by Mónica Curado

Ingredientes:

1 cl Sumo de lima
1 cl Sumo de laranja
5 cl Rum Plantation Dark
1 cl Xarope Falernum Monin

Método: Shake and strain

Copo: On The Rocks

Decoração: Ramo de Alecrim

Mónica Curado qual a tua bebida preferida?

A minha bebida preferida é o Expresso Martini, mais uma vez derivado à paixão pelo café. Uma bebida refrescante para quem está a trabalhar, em short ou long drink. “wake up” cocktail!


After Dinner Cocktail by IBA

Ingredients:

5 cl Vodka
1 cl Kahlúa
Sugar syrup (according to individual preference of sweetness)
1 short strong Espresso

Shake and strain into a chilled cocktail glass.


Como vês a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?

É com muito orgulho cada vez que vejo, um Português a brilhar lá fora, é a prova viva que a formação e persistência têm muita força e o céu é o limite, basta trabalhar.

Mónica Curado qual o Barman que mais admiras? Ou que serve como referência?

Não tenho alguém em específico, admiro muitos Barmen pelo trabalho desempenhado ao longo do tempo, quais gosto de acompanhar o trabalho.


Um muito Obrigado ao Francisco, por ter acompanhado o meu trabalho. Para mim você é um exemplo a seguir, um verdadeiro Barman, que demonstra e aplica no seu trabalho uma extrema paixão por esta arte, sem dúvida um exemplo a seguir.


Mais informações aqui:

1 comentário:

Unknown disse...

Já tive o privilégio de poder comprovar a qualidade desta Menina na elaboração de coktail's, é que é só pedir a gosto e de imediato surge uma coisa super agradável, parece que estuda os nossos desejos; será por telepatia..........!