quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Ana Aires, Bartender, na Mixappel, em Braga, finalista do 4º Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN".

Olá amigos e seguidores do Cocktails & Mistura Fina, conforme o prometido estou de volta para divulgar opiniões e momentos da participação dos FINALISTAS do 4º Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN".


Um evento cuja organização foi do Hotel Melius, liderado pelo grande profissional de bar, Jorge Aniceto, que nasce da vontade, do querer, de muita trabalho e dedicação e tem vindo nos últimos quatro anos a estimular a realização desta iniciativa em terras do Alentejo, com assinalável sucesso.


Quero vos dizer que apesar do mau tempo que assolava o país, fui para estrada para fazer jus ao honroso convite, que foi feito pelo quarto ano consecutivo, em meu nome e da Associação Barmen Barlavento Arade, para colaborar com a realização de um certame, que se afirma como cartão-de-visita em terras alentejanas, o 4º Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN" que realizou-se a 4 de Dezembro de 2016, no Hotel Melius, em Beja.


Uma iniciativa de aplaudir, resultado de uma parceria entre o Gin Magellan representado pelo meu amigo Cesar Coutinho e o Bar Melius, em Beja, a qual tem vindo a permitir a participação de vários Barmen, a nível nacional, que desenvolveram as suas propostas dando largas à sua criatividade e técnica na elaboração dos seus “cocktails”.


Já referi que foram muitos os Barmen, que enviaram as suas receitas para a organização do 4º Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN", após uma verificação criteriosa e segundo o regulamento, foram seleccionados os 6 FINALISTAS, que tiveram a oportunidade de demonstrar a sua arte e técnica na preparação e decoração dos seus “Cocktails”, no Bar Melius, em Beja.

Cada finalista apresentou / elaborou, 1 Gin Tónico, 1 Cocktail de autor e prova surpresa, mediante uma caixa mistério com produtos seleccionados pela organização, sorteada, criou um novo cocktail tendo por base o Gin Megellan.


Foi mais uma jornada de grande entrega à causa da coquetelaria, onde os participantes primaram pelo profissionalismo, fazendo jus às distintas marcas patrocinadoras, sem as quais não teria sido possível realizar o 4º Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN”, com assinalável êxito.


Os participantes evoluíram perante um distinto o júri formado por três elementos, Filipe Pombeiro, Presidente da NERBE/AEBAL – Associação Empresarial do Baixo Alentejo, César Coutinho, representante do Gin Megellan e João Rodrigues, Bartender do Columbus Bar, brilhante vencedor da 3ª edição do Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN”.


O Cocktails & Mistura Fina, em conjunto com os FINALISTAS continua partilhar com os seguidores deste blogue, amantes do Bartending e dos cocktails, as propostas apresentas a concurso.


Hoje conto com mais uma Finalista do 4º Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN". A convidada é Ana Aires, Bartender, na Mixappel, em Braga, à qual agradeço, pela colaboração e pela tua partilha.


Ana Aires como viste a tua participação no 4º Concurso Barman "MELIUS MAGELLAN"?

Tendo em conta que foi a primeira vez que participei num concurso destes fiquei bastante satisfeita com o meu desempenho. Apesar de nem tudo ter corrido como planeado, o balanço é muito positivo. Pensei que iria correr pior por causa dos nervos! Penso que o facto de não me ter deixado influenciar demasiado pelos nervos se deve em parte à forma como fomos recebidos pela 'organização'  e aos bons conselhos que o Jorge Aniceto nos ia dando, o bom ambiente e espírito de entreajuda entre os finalistas também contribui para que eu ficasse um pouco mais calma, mas o principal factor para que eu me mantivesse mais ou menos calma dentro dos possíveis foi o meu namorado Fábio Silva que esteve sempre do meu lado dando muito apoio.


Qual a tua opinião em geral sobre os finalistas?

No que diz respeito aos finalistas não podia ter melhor opinião, todos eles merecedores de terem chegado à final. O que mais me impressionou foi mesmo o bom ambiente entre os finalistas e o espírito de entreajuda entre nós, sempre dispostos a ajudar o colega do lado, se precisava de ajuda para preparar alguma coisa ou se precisava de algo que estivesse em falta. Acho de uma forma geral, nos apoiamos uns aos outros.


Ana Aires fala-nos sobre a tua primeira prova?

A minha primeira prova foi o meu Perfect Serve Gin Magellan, aproveitando as excelentes características deste Gin, de origem francesa, optei pela simplicidade e frescura. A minha escolha no que se refere à agua tónica recaiu na Ferver-Tree Mediterrânica.


Perfect Serve Gin Magellan by Ana Aires
Ingredientes:

5cl de Gin Magellan

20 cls de Água Tónica Ferver-Tree Mediterrânica
1 Dash de Jerry Tomas Own Decanter Bitters (Bitter Truth)
2 Rodelas de morango
1 Zest de Lima


RECEITA DO COCKTAIL DE AUTOR: The World Treveler breve história.

Este cocktail à imagem do nome do Gin Magellan, é uma homenagem a Fernando Magalhães. É um cocktail inspirado não só nas viagens do navegador português mas nas viagens de uma forma geral, nas viagens que qualquer pessoa faz quando vai de férias, passar um fim-de-semana fora, quando tem de emigrar (no caso de alguns), ou até mesmo em viagens de trabalho. Viagens essas, que de certa forma nos influenciam, naquilo que somos, do que gostamos, na nossa evolução. Influências essas que vão contribuir para a evolução dos hábitos/gostos das pessoas que cada vez mais querem provar coisas diferentes e serem surpreendidas.



E o Gin teve um papel muito importante nessa evolução. Por um lado fez com que as pessoas/clientes deixassem de beber apenas cerveja, refrigerantes, whisky cola e por aí vai...e passaram a beber e apreciar diferentes Gins tónicos com produtos premium pagando um pouco mais daquilo que pagariam pelo que estavam habituados a beber, e com o tempo passaram a querer coisas diferentes, novos cocktails, experimentar novos sabores e por aí vai... Por outro lado a "moda do gin" fez com que houvesse um maior interesse por parte dos bartenders em quererem cada vez mais apostar na sua formação e no seu profissionalismo. E este cocktail tenta representar um pouco dessa evolução no bar português.

Daí ter usado uma mala de cortiça na apresentação deste cocktail, a mala é um símbolo das viagens pela evolução e é de cortiça porque é um produto bastante português.


The World Traveler by Ana Aires

Ingredientes:

6 cls de GIn Magellan
1,5 cl de Licor Falernum (Bitter Truth Golden Falernum)
1, 5 cl de Xarope de Morango (Monin)
3 cls de Triple Sec (Dry Curaçao - Pierre Ferrand)
1 Bar Spoon de Mix de 5 Pimentas
2 dash de Celery Bitter (Original Celery Bitters - The Bitter Truth)
1/2 Lima
Gingerale (Ferver-Tree)
Flor de Sal


Método de preparação:

Colocar a lima e o mix de pimentas no mixing glass e macerar, adicionar os restantes ingredientes à excepção do gingerale.

Shakerar no Boston Shaker com gelo.

Retirar 5cl do cocktail e guardar à parte para a realização do "shot molecular".

Encher o copo com pedras de gelo relativamente grandes.

Verter o que resta do cocktail para o copo, fazendo double strain.

Adicionar algum gelo picado no topo do copo e preencher com o Gingerale (Fever-Tree) (aproximadamente 6cl).

Decoração: 1 Morango,1 rodela de Laranja desidratada,1 zest de Lima,1 cordel,1 pau de canela,1 rodela de Lima desidratada,1 shot "molecular".


(RECEITA DO SHOT):

3 cls de Xarope de Lemon Tea (Monin)
15 cls de Água mineral
5 cls do Cocktail de autor
2 Gr de Lecitina de Soja
1 cl Gingerale (Fever-Tree)  
0.5 cl de Magellan Gin 

Método de preparação do "shot molecular":

Colocar os 5cl do cocktail, a água, o xarope Lemon Tea e a Leticinia de Soja num recipiente.


Com uma batedeira manual aplicar a técnica de emulsificação para fazer uma espuma.
Num copo de shot colocar o Gingerale e o Gin.

Com a ajuda de 1 ou 2 colheres colocar a espuma anteriormente feita no topo do copo de shot e raspar um pouco de casca de lima por cima.


RECEITA COCKTAIL CAIXA SURPRESA

Smoked Star by Ana Aires

Ingredientes:

5 cls de Magellan gin
2,5 cls de Dry Curacao
1.5 cl de Xarope Monin White Chocolat
2,5 cls de sumo de limão
2 dash de Creole Bitter da Bitter Truth
1 Estrela de Anis.


Método de preparação: Queimar uma Estrela de anis. Apagar a chama e tapar a estrela de anis com um copo 'Old Fashioned'  para assim fumar o copo.

Colocar gelo no shaker, adicionar o Gin Magellan, o Dry Curação, o Xarope Monin White Chocolat, o sumo de limão e o bitter.

Shakerar.

Colocar uma pedra de gelo bem grande no copo e verter o cocktail para o copo com a ajuda de um strainer.

Decorar com uma zest de limão.


Ana Aires Qual a tua opinião sobre a organização do concurso?

Quanto à organização do concurso pareceu-me excelente, tudo muito bem organizado, sempre preocupados se precisávamos de algo, dando sempre bons conselhos, por vezes tentando acalmar os nervos dos participantes. Tivemos por parte da organização muito apoio, fomos todos recebidos de braços abertos, num ambiente familiar e acolhedor.


Na tua opinião qual importância da realização de Concursos de cocktails para os profissionais de bar?

Penso que a organização de concursos como este são muito importantes para os profissionais de bar porque de certa forma nos obriga a desafiar a nós próprios e a ultrapassar os nossos limites. Além disso acho que neste tipo de eventos existe também muita partilha de conhecimento, uma vez que nestes concursos temos a oportunidade de conviver com pessoas com muita mais experiência e conhecimentos do que nós. Acaba por ser um processo de aprendizagem, o que nos faz crescer como profissionais.


Agradeço a oportunidade que me deu em poder colaborar no seu Post. Um muito obrigado e parabéns pelo excelente trabalho que o Francisco tem realizado no seu blog, o Cocktails & Mistura Fina.

Sem comentários: