quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Jonathan Ribeiro, vencedor da Final do Jovem Talento da Gastronomia Barmen Schweppes 2016, actualmente no Room Mate Aitana Hotel’s, em Amsterdam Entrevista...


O Cocktails & Mistura Fina continua observar o que vai ocorrendo no mundo do bar, desta feita vai apresentar uma entrevista entrevista, com Jonathan Ribeiro brilhante vencedor, do Concurso Jovem Talento da Gastronomia - Barman Schweppes 2016, uma iniciativa da Inter Magazine e Edições do Gosto superiormente dirigida por Paulo Amado.


A Final Nacional, do Jovem Talento da Gastronomia Barmen Schweppes 2016, teve como palco privilegiado, pela primeira vez, o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, nos dias 24 e 25 de Outubro, de 2016.


Participaram na final da 5ª edição, 26 finalistas, nas várias categorias, oriundos, de todo o país.


A Inter / Edições do Gosto realça que este “é o momento de mostrar o trabalho dos seus mais jovens protagonistas, aqueles que são os profissionais do futuro”,(in Jovem Talento da Gastronomia), com o qual concordo inteiramente.


Jonathan Ribeiro, muito obrigado pela tua disponibilidade, em partilhares momentos da tua vida pessoal e profissional, no Cocktails & Mistura Fina, muitos parabéns, pelo teu percurso e sucesso para a tua carreira!


Jonathan Ribeiro o que feito de ti? (Risos)

Neste momento estou , em Amsterdam, Netherlands, onde abracei um novo projecto e procuro evoluir cada vez mais na minha profissão, adquirindo cada vez mais conhecimentos, ou seja uma nova aventura.


Qual o teu local de trabalho e função?

O meu local de trabalho é no Room Mate Aitana Hotel’s, em Amsterdam, onde desempenho a função de Bartender.


Jonathan Ribeiro como despertou o teu gosto pela profissão?

A paixão pelo o bar surgiu à uns anos atrás, quando a minha família abriu um bar, aí eu comecei a trabalhar atrás do balcão, onde comecei a ganhar uma paixão, e uma ambição pelo bar. Isso fez com que eu fosse procurar aprender mais sobre o vasto mundo do bar e das bebidas e seguir uma carreira.


Qual a formação a nível de bar?


Sou formado na Escola profissional, de Salvaterra de Magos, onde tirei o curso de restauração mesa / bar. Nível 4. Foram momentos muito gratificantes, onde adquiri as competências e as ferramentas, que a base para o meu desempenho como Bartender.


Jonathan Ribeiro qual a opinião sobre a tua participação, na Final do Concurso Jovem Talento da Gastronomia Barmen Schweppes 2016?

Acho que a minha prestação no concurso foi bastante positiva. Fiquei bastante satisfeito com a minha apresentação. A técnica, a apresentação e os cocktail’s, esse bolo todo me fez conquistar o júri e assim acabar por vencer.


Achas que com a tua participação, no Concurso Jovem Talento da Gastronomia Barmen Schweppes 2016, contribuiu para a tua valorização pessoal e profissional?

Sim acho, aprendi bastante com o concurso, não só a nível profissional como pessoal.


Jonathan Ribeiro qual a tua opinião acerca da organização, do Jovem Talento da Gastronomia Barmen Schweppes 2016, Portugal?

O JTG’16 teve uma excelente organização, todas as pessoas existentes por de trás deste evento são espectaculares, e reparo que ao longo dos anos o concurso só vai evoluindo. A minha opinião relativamente ao concurso Jovem talento da gastronomia é bastante positiva. Acho que o concurso é bastante interessante e aconselho a participação neste concurso.


Que importância teve para ti o facto de te sagrares vencedor deste prestigiado concurso?

Para mim foi bastante importante ser o vencedor no concurso. Senti que fui recompensado pelo o meu esforço e dedicação. E também o facto de ter conhecido as pessoas que conheci, valeu mesmo muito a pena.

 

Que conselho dás aos futuros participantes, no Concurso Jovem Talento da Gastronomia Barmen ?

O concelho que posso dar... sejam humildes, ambiciosos e desfrutem do momento... quer sejam vencedores ou não... só o facto de participar no JTG já podem dizer que estão a ser vencedores.


Jonathan Ribeiro qual o momento que mais te marcou durante tua participação, no Concurso Jovem Talento da Gastronomia Barmen Schweppes 2016?

A final sem dúvida, foi o momento mais marcante para mim. Por que apenas foi um momento, em que a única coisa que pensava era dar o melhor de mim, e fazer os júris sentirem que estavam ali, a desfrutar do momento não como jurados mas sim como clientes.


Jonathan Ribeiro se concordares apresenta os 2 “Cocktails”, que apresentaste a concurso, no JT G'16, afim de partilhares com os seguidores do Cocktails & Mistura Fina.

Sim com muito gosto...

O “Lynchburg Lemonade” é um “cocktail” ou seja um long drink, feito à base de Jack Daniel's, e o nome é a fazer referência à cidade Natal, da destilaria do Jack Daniels whiskey.


Lynchburg Lemonade” by Jonathan Ribeiro

Ingredientes:

50 ml Jack Daniels
30 ml Triple Seco
40 ml Xarope de açúcar
30 ml Sumo de limão
10 ml Sprite
Clara de ovo
1 Rodela de Lima desidratada


MÉTODO DE CONFECÇÃO | PREPARAÇÃO:

Confecção do xarope de açúcar:

Fazer a junção da agua e do açúcar dois para um, ou seja, duas partes de açúcar  para uma parte de agua.


Confeção do Cocktail:

Inserir todos os ingredientes no shaker, excpeto a sprite;
Executar um dry shake e seguidamente mixar com gelo;
Terminar com um dash de sprite;
Decorar com uma rodela de lima desidratada.


Remember The Summer” É um cocktail que relembra o Verão, daí ser fresco, aromático e suave. Criando uma relação entre o clima e a descontracção.


Remember The Summer” by by Jonathan Ribeiro

Ingredientes:

40 ml Rum Bacardi
30 ml Cointreau
30 ml Xarope de Gengibre e Pimenta rosa
20 ml Clara de ovo
25 ml Schweppes Premium de pimenta rosa.
Morangos
Hortelã pimenta


MÉTODO DE CONFECÇÃO | PREPARAÇÃO:

O xarope de gengibre e pimenta rosa é confeccionado:

Agua/Açúcar/Gengibre/Pimenta rosa, inserimos numa caçarola a agua e o açúcar dois para um, ou seja, duas partes de açúcar para uma parte de agua, de seguida juntamos as 20g de gengibre e as 2g de pimenta rosa. Levamos ao lume até ficar no ponto.


O cocktail:

Num copo boston fazemos a maceração do morango e juntamos duas folhas de hortelã pimenta para largar os aromas, juntamos todas as bebidas excepto a Schweppes Premium e iniciamos um dry shake, seguidamente mixamos tudo com gelo e terminamos com Schweppes Premium de pimenta rosa.


Jonathan Ribeiro qual o Barman que tens por referência actualmente?

Tenho vários Barmen como referência e como inspiração. Não só um, mas sim vários. Pois somos um mundo muito perigoso e ambicioso, por isso vejo e aprecio várias ideias, os vários trabalhos e vários gostos.

Todos são diferentes, todos me inspiram de maneiras diferentes.


Na tua opinião, no que refere aos cocktails, qual a tendência para o ano 2018?

Muitos sinceramente não vejo uma tendência apenas para um tipo de cocktail... vejo sim que de ano para ano, os cocktails são cada vez mais apreciados e procurados.


Jonathan Ribeiro o pensas sobre o momento, que se vive no mundo bar, em Portugal?

Penso que em Portugal o mundo do bar está a evoluir mesmo muito. Temos Barmen espantosos.
Os gostos dos portugueses estão a mudar, e isso faz com que o nosso trabalho possa evoluir.

Jonathan Ribeiro qual o “Cocktail” da tua autoria que recomendas aos seguidores do Cocktails & Mistura Fina?


Posso recomendar uma criação nova minha...

Red Queen by Jonathan Ribeiro

Ingredientes:

5 cl vodka Citron
2 cl Aperol
1 cl Pêssego
1,5 cl Lima
2 cl Xarope cítrico
1,5 cl Clara de ovo
E para terminar
Top up Prosecco

MÉTODO DE CONFECÇÃO | PREPARAÇÃO:

Inserir todos os ingredientes, no shaker menos o Prosecco,
Fazer hard shake,
Servir em taça Martini, mas uma baixa e trabalhada no pé.
Terminar com o top up de Prosecco
Decoração: sal no rebordo da taça, mas só em metade, polvilhar o pé da taça com açúcar em pó. Meter um ramo pequeno vermelho sobre a Clara de ovo.


Jonathan Ribeiro qual a bebida preferida?

A minha bebida preferida é o Whiskey Bourbon.


Qual o "Cocktail" clássico preferido?

O meu cocktail clássico favorito, é o Negroni. Simples, e saboroso.


Jonathan Ribeiro como vês a presença dos Bartenders Portugueses pelo mundo?


Sei que temos Bartenders portugueses espalhados por todo o mundo. E isso para mim mostra, que nós os Bartenders portugueses, somos ambiciosos e lutadores. Queremos e procuramos sempre aprender mais.


Muito obrigado pela oportunidade Francisco Guerreiro.

Sem comentários: